O PIONEIRISMO EDUCACIONAL DO COLÉGIO CAXIENSE NA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DO MARANHÃO
DOI :
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14168Mots-clés :
Educação, Instituição escolar, Colégio CaxienseRésumé
Este artigo detalha o cenário político-social a nível nacional e local em que ocorreu a fundação do Colégio Caxiense, uma das primeiras escolas do interior do Maranhão a ofertar o grau de ensino secundário, nomeado inicialmente de “Ginásio Caxiense” ocorrida em 1° de outubro 1935, inserida dentro da conjuntura política da chamada “Era Vargas” e dos reflexos da Reforma Francisco Campos de 1931. Por meio de uma revisão bibliográfica do estado da arte produzido sobre a escola, o estudo releva em que contexto político e social o Ginásio foi fundado. A pesquisa buscou destacar a participação do grupo de empresários responsável por mobilizar forças financeiras e de influências políticas da cena de Caxias. Os resultados indicam que o Ginásio Caxiense desempenhou um papel fundamental na educação local atuando na formação de milhares de alunos transformando a cena educacional possibilitando a progressão dos estudos que até sua fundação não era possível.
Références
BRASIL. Cria o Ministério da Educação e Saúde Pública. Decreto-Lei n. 19.402, de 14 de novembro de 1930. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 11.470, 15 nov. 1930.Disponivel em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19402-14-novembro-1930-515729-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 20 jun. 2024.
BRASIL. Reforma Francisco Campos. Decreto-Lei n. 19.890, de 18 de abril de 1931. Estabelece a reforma do ensino secundário e regulamenta o funcionamento das escolas secundárias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, p. 8.436, 22 abr. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 15 agos. 2024.
BRASIL. Decreto n° 21.241, de 14 de abril de 1932. Regula a organização da educação secundária no Brasil e institui o exame de admissão ao ginásio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 14 abr. 1932. Acesso em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html, Acesso em: 15 de agos. 2024.
COUTINHO, Milson. Caxias das Aldeias Altas: subsídios para sua história. 2. ed. São Luis: Caxias: Prefeitura de Caxias, 2005.
GATTI JUNIOR, Décio. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (Org). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados. Uberlândia MG: EDUFU, 2002.
LIMA FILHO. Arthur Almada. Efemérides caxienses. Imperatriz, MA: Ética, 2014.
PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 16°. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1973.
ROLIM FILHO, Claudiomar Matias. Maranhão: de província mais rica a Estado mais miserável. Brasília, 2017.
VEIGA, Cinthya Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
SANTOS, Maria Ivani. A Educação na Escola Normal de Caxias de 1970 a 1981. In: Cartografias Invisíveis. Caxias-MA: Academia Caxiense de Letras, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Julia Karoline Silva dos Santos, Salânia Maria Barbosa Melo 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.