PROFISSIONALIZAÇÃO NA ESCOLA NORMAL DE ASSÚ:
TRAJETÓRIA DE ADALGIZA EMÍDIA DA COSTA (1937-1940)
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14153Palabras clave:
Escola Normal, Profissionalização Docente, Adalgiza Emídia da Costa, Rio Grande do NorteResumen
Esta pesquisa tem como objetivo a análise de percursos de profissionalização da docência na Escola Normal de Assú pela ótica da trajetória de Adalgiza Emídia da Costa (1937-1940). Fundamenta-se em um corpus documental oriundo de arquivos públicos e privados, tais como o acervo do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, o repositório digital do Laboratório de Imagens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o arquivo pessoal de um memorialista local. As fontes são analisadas a luz de um referencial teórico-metodológico circunscrito na intersecção entre os campos da História Cultural, História da Instituições Escolares e História da profissionalização docente. Os resultados apontam que a trajetória formativa da normalista, perscrutada por meio das fontes históricas, oferece subsídios para a identificação de elementos pertencentes à formação profissional docente realizada na Escola Normal de Assú, dentre as quais destacam-se: as disciplinas escolares, o tempo de duração do curso e parâmetros avaliativos utilizados.
Citas
AMORIM, Sara Raphaela Machado de; NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. Dimensões político-educacionais no processo de criação da Escola Normal Primária de Mossoró (1920-1922). In: Anais do VII Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente. Anais. Natal (RN): IFRN - Campus Natal Central (CNAT), 2023.
ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho. (Orgs.). As Escolas Normais no Brasil: do império à república. 2ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
BACELLAR, Carlos. Fontes Documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: uma introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
FREIRE, Silvia Helena de Sá Leitão Morais. A cultura escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN (1927-1947). 2019. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
MENEZES, Alcivânia de Oliveira; LAUREANO, Nathália Sabrina Virginio; AMORIM, Sara Raphaela Machado de. Fontes escolares, usos e possibilidades investigativas: uma experiência no acervo da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck – Assú/RN (1966-1970). In: II Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional Acervos e fontes para a História da Educação Profissional: do analógico ao digital. Anais. Natal: IFRN, 2022.
MENEZES, Alcivânia de Oliveira. Vida e formação: Adalgiza Emídia da Costa na educação norte-rio-grandense (1937-1956). 2024. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma educadora. In: MIGNOT, A.C.V.; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos (Orgs.). Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000, p. 123-143.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razões para guardar: a escrita ordinária em e arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 25, n. 11, p. 40–61, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8286. Acesso em: 5 jun. 2023.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: CDAPH, 2002.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razões para guardar: a escrita ordinária em e arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 25, n. 11, p. 40–61, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8286. Acesso em: 26 set. 2023.
MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Sísifo/Revista de Ciências da Educação. N° 1 set./dez. 2006. p. 71-84. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/40. Acesso em 12.09.2022.
NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. A escola normal de Natal: Rio Grande do Norte, 1908-1971. Natal/RN: IFRN, 2018. 216 p. ISBN: 978-85-94137-34-0.
NÓVOA, Antonio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, [S. l.], v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em: 02 nov. 2023.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto; 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Alcivânia de Oliveira Menezes, Sara Raphaela Machado de Amorim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.