PROFISSIONALIZAÇÃO NA ESCOLA NORMAL DE ASSÚ:
TRAJETÓRIA DE ADALGIZA EMÍDIA DA COSTA (1937-1940)
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14153Schlagworte:
Escola Normal, Profissionalização Docente, Adalgiza Emídia da Costa, Rio Grande do NorteAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo a análise de percursos de profissionalização da docência na Escola Normal de Assú pela ótica da trajetória de Adalgiza Emídia da Costa (1937-1940). Fundamenta-se em um corpus documental oriundo de arquivos públicos e privados, tais como o acervo do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, o repositório digital do Laboratório de Imagens da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o arquivo pessoal de um memorialista local. As fontes são analisadas a luz de um referencial teórico-metodológico circunscrito na intersecção entre os campos da História Cultural, História da Instituições Escolares e História da profissionalização docente. Os resultados apontam que a trajetória formativa da normalista, perscrutada por meio das fontes históricas, oferece subsídios para a identificação de elementos pertencentes à formação profissional docente realizada na Escola Normal de Assú, dentre as quais destacam-se: as disciplinas escolares, o tempo de duração do curso e parâmetros avaliativos utilizados.
Literaturhinweise
AMORIM, Sara Raphaela Machado de; NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. Dimensões político-educacionais no processo de criação da Escola Normal Primária de Mossoró (1920-1922). In: Anais do VII Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Políticas, História e Formação Docente. Anais. Natal (RN): IFRN - Campus Natal Central (CNAT), 2023.
ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho. (Orgs.). As Escolas Normais no Brasil: do império à república. 2ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
BACELLAR, Carlos. Fontes Documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: uma introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
FREIRE, Silvia Helena de Sá Leitão Morais. A cultura escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN (1927-1947). 2019. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
MENEZES, Alcivânia de Oliveira; LAUREANO, Nathália Sabrina Virginio; AMORIM, Sara Raphaela Machado de. Fontes escolares, usos e possibilidades investigativas: uma experiência no acervo da Escola Estadual Juscelino Kubitscheck – Assú/RN (1966-1970). In: II Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional Acervos e fontes para a História da Educação Profissional: do analógico ao digital. Anais. Natal: IFRN, 2022.
MENEZES, Alcivânia de Oliveira. Vida e formação: Adalgiza Emídia da Costa na educação norte-rio-grandense (1937-1956). 2024. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma educadora. In: MIGNOT, A.C.V.; BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos (Orgs.). Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000, p. 123-143.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razões para guardar: a escrita ordinária em e arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 25, n. 11, p. 40–61, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8286. Acesso em: 5 jun. 2023.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: CDAPH, 2002.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razões para guardar: a escrita ordinária em e arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 25, n. 11, p. 40–61, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8286. Acesso em: 26 set. 2023.
MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Sísifo/Revista de Ciências da Educação. N° 1 set./dez. 2006. p. 71-84. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/40. Acesso em 12.09.2022.
NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. A escola normal de Natal: Rio Grande do Norte, 1908-1971. Natal/RN: IFRN, 2018. 216 p. ISBN: 978-85-94137-34-0.
NÓVOA, Antonio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, [S. l.], v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em: 02 nov. 2023.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto; 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Alcivânia de Oliveira Menezes, Sara Raphaela Machado de Amorim
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.