MODERNIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO:

RESISTÊNCIAS FEMININAS NA ESCOLA NORMAL RUI BARBOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Authors

  • Juliana Farias Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Wheber Mendes dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14154

Keywords:

Modernity, Rui Barbosa Normal School, Resistance, Disciplinarization

Abstract

This article discusses the social, political, and cultural transformations at the beginning of the 20th century, driven by modernity. It highlights the emergence of the Liberal Bourgeois Democratic State and the crisis of the subject, marking a reconfiguration of power relations and the rise of biopower. Education, depicted through the case study of the Escola Normal Rui Barbosa, is presented as a disciplinary mechanism, particularly for female bodies, shaping citizens according to modern ideals. However, the students' resistance reveals the limitations of disciplinary power and the complexity of negotiations between institutional control and individual autonomy.

Author Biographies

Juliana Farias Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda e Mestra em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS).

Wheber Mendes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação da  Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É membro do Grupo  de  Estudos  e  Pesquisas  Educacionais  (GEPE-Uneal).

References

ANDRADE, F.V. A docência na Escola Normal Rui Barbosa nas primeiras décadas do século XX. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, Anais, Aracaju, 2008.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População: Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 27 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collège de France, 1975-1976. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 38 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. 10°ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREITAS, A. G. B. Educando Mulheres em Sergipe, na passagem do século XIX para o século XX: possibilidades e tendências. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, Anais eletrônico. Natal: UFRN, 2002.

FREITAS, A. G. B; DANTAS, M.J. Impressos Católicos em Sergipe e suas contribuições para a História da Educação. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, p. 133- 162, 2008.

FREITAS, A. G. B; DANTAS, M.J. Objetos e projetos pedagógicos na formação docente em Sergipe. Educação e Linguagem, São Paulo, v. 13, nº 22, p. 238-258, jul.- dez., 2010.

FREITAS, A. G. B. Professoras sergipanas em busca de ascensão profissional: por entre táticas e estratégias (1960-1980). In: Congresso Brasileiro de História da Educação: Educação Escolar em Perspectiva Histórica. Anais eletrônicos. Curitiba: PUCPR, 2004.

FREITAS, A. G. B. Vestidas de azul e branco: Um estudo sobre as representações de ex- normalistas (1920-1950). São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2000.

HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade.Traduzido por Maria Célia Paoli e Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORI, Mary (org). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 10 ed. p.443- 481, 2020.

PIMENTEL, C.R.C. Pesquisando a educação na Escola Normal Sergipense. p. 112-124, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/download/1534/1378 . Acesso em: 30/06/2024.

TANURI, L.M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, mai.-ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29/06/2024.

VEIGA, C. G. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, n. 21, p. 90-103, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000300008. Acesso em: 31 jul. 2024.

Published

2024-10-15

How to Cite

SANTOS, J. F.; SANTOS, W. M. dos. MODERNIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO:: RESISTÊNCIAS FEMININAS NA ESCOLA NORMAL RUI BARBOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Journal of History Bilros: History(s), Society(ies) and Culture(s), [S. l.], v. 12, n. 24, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i24.14154. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14154. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS