MODERNIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO:

RESISTÊNCIAS FEMININAS NA ESCOLA NORMAL RUI BARBOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Juliana Farias Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Wheber Mendes dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14154

Palavras-chave:

Modernidade, Escola Normal Rui Barbosa, Resistência, Disciplinarização

Resumo

O presente artigo discute as transformações sociais, políticas e culturais no início do século XX, impulsionadas pela modernidade. Destaca a emergência do Estado Democrático Liberal Burguês e a crise do sujeito, marcando uma reconfiguração das relações de poder e o surgimento do biopoder. A educação, retratada através do estudo de caso da Escola Normal Rui Barbosa, é apresentada como um dispositivo de disciplinarização, especialmente dos corpos femininos, moldando cidadãs conforme os ideais modernos. Contudo, as resistências das alunas revelam as limitações do poder disciplinar e a complexidade das negociações entre controle institucional e autonomia individual.

Biografia do Autor

Juliana Farias Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda e Mestra em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS).

Wheber Mendes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação da  Universidade Federal de Sergipe (UFS) na linha de Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É membro do Grupo  de  Estudos  e  Pesquisas  Educacionais  (GEPE-Uneal).

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

SANTOS, J. F.; SANTOS, W. M. dos. MODERNIDADE E DISCIPLINARIZAÇÃO:: RESISTÊNCIAS FEMININAS NA ESCOLA NORMAL RUI BARBOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 24, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i24.14154. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14154. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS