O (NÃO) LUGAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS PESQUISAS INTERVENTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DA BAHIA

Autor/innen

  • Raquel Freire Bonfim Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Cíntia Borges de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v11i23.14146

Schlagworte:

Formação Docente, História da Educação, mestrado Profissional

Abstract

Este trabalho visa entender o lugar ocupado pela História da Educação na agenda de pesquisas dos Mestrados Profissionais voltados para a Educação Básica das universidades públicas baianas. Adota, para este fim, a tipologia da pesquisa exploratória, com procedimento documental, embora se configure como exercício breve de análise. Os resultados alcançados mostram uma parcela diminuta de dissertações que se dedicam a investigações histórico-educacionais e levantamos, ao final, possibilidades de explicação para esse cenário. Caracterizadas por uma contemporaneidade na qual o presente domina e sobrecarrega a interpretação de certos fenômenos, buscando justificar-se autonomamente, vemos a História da Educação como detentora de possibilidades interventivas, essencial para revelar projetos, finalidades e disputas que permeiam a prática educativa na articulação entre elementos de permanência e de transformação herdados do passado.

Autor/innen-Biografien

Raquel Freire Bonfim, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em História e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGE/UESC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED). Bolsista PROBOL/UESC.

Cíntia Borges de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (ProPEd – UERJ). Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGE/DCIE/UESC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED).

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Veröffentlicht

2023-12-15

Zitationsvorschlag

BONFIM, R. F.; ALMEIDA, C. B. de. O (NÃO) LUGAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS PESQUISAS INTERVENTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DA BAHIA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 11, n. 23, 2023. DOI: 10.52521/bilros.v11i23.14146. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14146. Acesso em: 4 dez. 2024.

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