CULTURAS HISTÓRICAS E NARRATIVAS DIDÁTICAS

Autores

  • Alesson Ramon Rota UFRN

Palavras-chave:

Saber Escolar, Saber Acadêmico, Transposição Didática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a constituição da narrativa didática do manual escolar intitulado “História do Brasil – Das Origens à Independência”, de autoria de Sérgio Buarque de Holanda. Neste texto, busca-se compreender o livro didático de S.B Holanda em um contexto onde estes materiais pedagógicos se tornaram uma das principais políticas educacionais do Estado brasileiro. Por fim, objetivamos elucidar a participação da S.B Holanda como autor e analisaremos as relações propostas na narrativa didática da obra, entre o saber escolar e o saber acadêmico, para melhor compreender a complexidade do livro didático.

Biografia do Autor

Alesson Ramon Rota, UFRN

Graduando do quinto semestre da Universidade Federal do Rio Grande, com pesquisas vinculados ao grupo de estudo O Ensino de História - Sentido e Narrativas coordenado pela Professora Doutora Júlia Silveira Matos, possui trabalhos realizados nas áreas de História do Ensino de História e Historiografia, relacionando o saber escolar e o saber acadêmico. Iniciou, recentemente, uma pesquisa na área da História das Ideias, através de um intercâmbio na Universidade de Coimbra, para estudar a constituição das Universidades brasileiras segundo a visão dos intelectuais que as pensaram.

Publicado

2022-01-10 — Atualizado em 2022-01-10

Versões

Como Citar

ROTA, A. R. . CULTURAS HISTÓRICAS E NARRATIVAS DIDÁTICAS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7619. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS