GINÁSIOS POLIVALENTES DO NATAL:

INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA DITADURA MILITAR

Autores

  • Fábio Marcelino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v12i24.14152

Palavras-chave:

Ginásios Polivalentes, História da Educação do Natal, Ditadura Militar, PREMEN

Resumo

Temos como objetivo analisar a implantação dos Ginásios Polivalentes na cidade do Natal/RN. Foca-se na abordagem tecnicista, que visava formar mão de obra para o mercado, mas foi criticada por restringir a autonomia dos estudantes. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza fontes bibliográficas e documentais, analisando notícias do Diário de Natal entre 1970 e 1979, depositados na Hemeroteca Digital Brasileira com ênfase na formação de professores, relevância político-social e construção dos prédios. Os resultados destacam a influência das políticas estadunidenses e questionam a eficácia e a fundamentação teórica desses ginásios, apontando inconsistências entre a proposta modernizadora e a prática educacional. Além disso, a pesquisa ressalta a falta de estudos sobre o tema, especialmente em nível local, e discute o papel dos Ginásios Polivalentes como instrumentos de uma política educacional autoritária.

Biografia do Autor

Fábio Marcelino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela UFRN (2003) e com especialização intitulada Finanças e Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga (2021) e, atualmente, curso o quinto semestre de Licenciatura em Pedagogia (noturno) pela UFRN e bolsista da Iniciação Científica.

Referências

ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir

de uma abordagem crítica da teoria do capital humano. Rio de Janeiro: Dissertação

de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas, 1979.

BRASIL. Lei nº 4024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1961, Página 11429 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 abr. 2024.

BRASIL. Decreto n° 63.914, de 26 de dezembro de 1968. Provê sobre o Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM) e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/12/1968, Página 11204.Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-63914-26-dezembro-1968-405261-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 21 de nov. de 2023.

BRASIL. Lei nº 5692/71, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2° graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 21 de nov. de 2023.

BRASIL. Decreto nº 70.067, de 26 de janeiro de 1972. Dispõe sobre o programa de Expansão e Melhoria do Ensino e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 27/1/1972, Página 787 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-70067-26-janeiro-1972-418584-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 21 de nov. de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n° 16/99. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em 26 fev 2024.

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em hbistória da Educação. Estud. hist. (Rio J.) vol.33 no.69 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2020 Epub Mar 06, 2022.

CAFÉ, Laércio de Jesus; SIMÕES, Regina Maria Rovigati. Mapeamento da produção científica brasileira sobre a formação e o modelo das escolas polivalentes. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 76, p. 531-555, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/2084. Acesso em 20 jul 2024.

CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O golpe na educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. 100p.

DIÁRIO DE NATAL. Dia 30 começa segunda época para admissão. Diário de Natal, Natal, 27 de janeiro 1971. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=028711_02&pasta=ano%20197&pesq=%22dia%2030%20come%C3%A7a%20segunda%20%C3%A9poca%22&pagfis=2537. Acesso em 23 de jul. 2024.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 20 jul 2024.

MORAIS, Renant Araújo Morais; NETO, Wenceslau Gonçalves Neto. MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO: O COLÉGIO POLIVALENTE DE UBERABA (1971-1982). In: Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 2, p. 54-80, mai. / ago 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13843/1/Diss%20Luciana.pdf. Acesso em 22 maio 2024.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Tradução de Asta-Rose Alcaide. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2007.188p. Disponível em: https://www.academia.edu/40078209/RUSEN_Jorn_Reconstrucao_do_passado_teoria_da_historia_II20190813_9604_otzfqi. Acesso em: 01 jun 2024.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Ed. UFPR, 2015. 250p.

SAVIANI, Dermeval. O LEGADO EDUCACIONAL DO REGIME MILITAR. In Cadernos CEDES, Campinas, vol.28, n.76, p.291-312. 2008. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/cadernos-cedes/76-v28-setdez-2008-os-vinte-e-um-anos-de-ditadura-militar-no-brasil-e. Acesso em 24 de nov. de 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Sauloéber Tárcio de; LIMA, Genis Alves Pereira de. Escolas Polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumento de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza v.1, n.2, p.72-88. 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 04 Ago 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

SILVA, F. M. da. GINÁSIOS POLIVALENTES DO NATAL:: INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA DITADURA MILITAR. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 12, n. 24, 2024. DOI: 10.52521/bilros.v12i24.14152. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14152. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS