DOCÊNCIA NÃO É DOM:

TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG

Autores

  • Saymon da Silva Siqueira Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Experiência, Formação, professores-pesquisadores, pandemia

Resumo

O objetivo neste texto é refletir brevemente a respeito da experiência formativa no Programa Institucional de Residência Pedagógica, subprojeto de História, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desenvolvido em parceria com a E.E. Dr. Napoleão Salles, sob a supervisão da prof.ª Aline Borges Vieira Vignoli, e coordenação da prof.ª  Dra. Lívia Nascimento Monteiro.Para tanto, apresenta-se um recorteacerca das experiências docentes e as atividades desenvolvidas no período circunscrito entre outubro de 2020 a abril de 2021, destacadamente, um período pandêmico de grande impacto. Na sequência, discute-se as contribuições e potencialidades possibilitadas pelo programa à formação dos residentes e a experiência docente, enquanto discentes em formação e futuros professores-pesquisadores.

Biografia do Autor

Saymon da Silva Siqueira, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e discente do curso de especialização em Sociologia. Atualmente, integra o grupo de Pesquisa Península Ibérica: da antiguidade Tardia à Reconquista, desenvolvendo pesquisa na área de História Medieval Ibérica. Também é professor contratado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Graduado em História-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Foi bolsista do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP); bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); e atuou como bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID).  ORCID:

http://orcid.org/0000-0002-3557-0682 E-mail: saymon.siqueira@sou.unifal-mg.edu.br

Referências

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

DA SILVA SIQUEIRA, S. DOCÊNCIA NÃO É DOM: : TRAJETÓRIA FORMATIVA NA DOCÊNCIA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 10, n. 20, p. 08, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11283. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA DE ENSINO