ANÁLISE DA MUDANÇA NA COBERTURA VEGETAL DA RESERVA ECOLÓGICA DOIS IRMÃOS RECIFE (PE)

Autores

  • John Kennedy Ribeiro de Santana UFPE
  • Ana Márcia Avelino dos Santos UFPE
  • Hans Miller Vital da Silva

Palavras-chave:

Ecologia das paisagens, Florestas Urbanas, Recife

Resumo

Com o avanço da urbanização da cidade do Recife a Reserva Ecológica de Dois Irmãos, sofre constante pressão da população. Sendo um dos maiores trechos de mata atlântica da cidade, a reserva também abriga três grandes açudes, dentre eles o açude do Prata que abastece a população local e tem boa qualidade, porém caso a floresta não seja preservada a qualidade desses afluentes também serão diretamente afetados. Foi realizada uma análise através de ortofotocarta da região, comparando as imagens de 1975 e de 2015 do Parque estadual. Os resultados mostraram que mesmo com a tendência de aumento do desmatamento, a partir da expansão urbana, na cidade do Recife, a cobertura vegetal no local do estudo ainda se apresenta preservada, o que dá destaque as políticas conservação realizadas no local.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Lei nº 6.938, 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm.

DORST, J. Antes que a natureza morra: Por uma ecologia política. Tradução Rita Buongermino. São Paulo, USP, 1924.

DUARTE, C. C.; NOBREGA, R. S.; COUTINHO, R. Q. Análise climatológica e dos eventos extremos de chuva no município do Ipojuca, Pernambuco.

FITIPALDI, P. Um tesouro subterrâneo. Revista discutindo Geografia. Ano 2, São Paulo: contexto educacional, 2006.

FONSÊCA, D. N.; CORRÊIA, A. C.; SILVA, A. C. Compartimentação Geomorfológica da Região Metropolitana do Recife (RMR) a Partir da Análise Morfoestrutural. Revista GEO UFRJ, p. 201-219, 2016.

LIMA, M. G. e CORRÊA, A. C. “Apropriação de uma unidade de conservação de mata atlântica no espaço urbano de Recife – PE: o caso da reserva de Dois Irmãos”. Revista de Geografia (UFPE), Recife, p. 67-77, 2005.

GUEDES, M.L.S. Estudo florístico e fitossociológico de um trecho da reserva ecológica da Mata de Dois Irmãos (Recife-PE). Tese de mestrado Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),1996.

OSVALDO, G.; CORRÊA, A. C; GUERRA, A. J. T. Influência da climatologia rítmica sobre áreas de risco: o caso da região metropolitana do Recife para os anos de 2000 e 2001. Revista de Geografia (UFPE), Recife, p. 3-44, 2006.

PREFEITURA DO RECIFE, Serviço para o cidadão, 2010. Disponível em; http://www2.recife.pe.gov.br/servico/dois-irmaos?op=NTI4Mg.

VASCONCELOS, R. F. A.; BEZERRA, O. G. (org.). Atlas Ambiental do Recife: Prefeitura da cidade do Recife. Secretaria de Planejamento e Meio ambiente, 2000.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

RIBEIRO DE SANTANA, J. K.; AVELINO DOS SANTOS, A. M.; VITAL DA SILVA, H. M. ANÁLISE DA MUDANÇA NA COBERTURA VEGETAL DA RESERVA ECOLÓGICA DOIS IRMÃOS RECIFE (PE). Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 23–33, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1466. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos