O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Práticas PedagógicasAbstract
O presente trabalho é resultado de um estudo de caso decorrente de uma atividade acadêmica que buscou discutir formas de se trabalhar a educação ambiental e as práticas educativas, de modo a tornar as aulas de geografia mais prazerosas e dinâmicas, mas também auxiliassem na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade. Após a escolha da escola e definir junto aos professores as melhores atividades para a realidade desta, optou-se pela realização de uma oficina e uma aula de campo, de maneira que os alunos fossem levados a participar ativamente das atividades, fazendo parte do processo de construção do conhecimento. Essas atividades envolveram alunos, professores e a coordenação, reestabelecendo vínculos afetivos e o interesse dos alunos. Os resultados positivos das atividades fizeram os professores de outras áreas aderirem ao projeto, dando continuidade à ação. Os mesmos expuseram a necessidade de rever as práticas pedagógicas ortodoxas.Downloads
Published
Versions
- 2023-03-10 (2)
- 2021-06-15 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Bruna Gabriele de Oliveira Araújo, Taynah Garcia Fernandes, Maria Lúcia Brito da Cruz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.