OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E O PODER POLÍTICO NO ESPAÇO URBANO: O CASO DA LAGOA DA MARAPONGA, FORTALEZA - CE.

Autores

  • Lara Lima Lourenço Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Cayque Magalhães Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Beatriz Menezes Viana Universidade Estadual do Ceará
  • Lucia Brito Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Sociedade. Meio ambiente. Área urbana. Impactos ambientais.

Resumo

As alterações causadas pela ação antrópica no meio ambiente são importantes para o estudo da área urbana.  A lagoa da Maraponga, localizada na zona urbana de Fortaleza - CE é uma das grandes belezas naturais e o principal local de lazer presente no bairro, mas que sofre com diversos problemas ocasionados, principalmente, pela ação antrópica. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os conflitos socioambientais que existem na área, analisando com os impactos ambientais decorrentes da ocupação nos arredores da lagoa, além de discutir e propor medidas que auxiliem na redução dos seus efeitos, tanto para os moradores como para o meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Lara Lima Lourenço, Universidade Estadual do Ceará- UECE

    Atua como Geógrafa na Verde Vida Engenharia em parceria com a TAG/TRACTEBEL. Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante e pesquisadora colaboradora do grupo de estudo de sensoriamento remoto e do grupo de estudo em Rede pelo Geoprocessamento do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados- LABGEO. Pós graduada em Topografia e Sensoriamento Remoto. Com interesse principalmente nos temas: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Vulnerabilidade e redução de riscos de desastres e Licenciamento Ambiental.

  • Cayque Magalhães Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

    Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro voluntário do laboratório de geoprocessamento e estudos aplicados (LABGEO). Integrante do Grupo de Estudos em Redes pelo Geoprocessamento (GEOREDES).

  • Ana Beatriz Menezes Viana, Universidade Estadual do Ceará

    Bacharela em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO e integrante do Grupo de Estudo de Ensino de Geografia (GEEGEO) e do Grupo de Estudos em Redes pelo Geoprocessamento (GeoRedes). Atuando nas seguintes áreas: geoprocessamento, redes geográficas, meio ambiente.

  • Lucia Brito, Universidade Estadual do Ceará

    Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E O PODER POLÍTICO NO ESPAÇO URBANO: O CASO DA LAGOA DA MARAPONGA, FORTALEZA - CE. (2023). Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 3(5), 8-25. https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/7573

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)