OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E O PODER POLÍTICO NO ESPAÇO URBANO: O CASO DA LAGOA DA MARAPONGA, FORTALEZA - CE.

Autores

  • Lara Lima Lourenço Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Cayque Magalhães Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Beatriz Menezes Viana Universidade Estadual do Ceará
  • Lucia Brito Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Sociedade. Meio ambiente. Área urbana. Impactos ambientais.

Resumo

As alterações causadas pela ação antrópica no meio ambiente são importantes para o estudo da área urbana.  A lagoa da Maraponga, localizada na zona urbana de Fortaleza - CE é uma das grandes belezas naturais e o principal local de lazer presente no bairro, mas que sofre com diversos problemas ocasionados, principalmente, pela ação antrópica. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo identificar os conflitos socioambientais que existem na área, analisando com os impactos ambientais decorrentes da ocupação nos arredores da lagoa, além de discutir e propor medidas que auxiliem na redução dos seus efeitos, tanto para os moradores como para o meio ambiente.

Biografia do Autor

Lara Lima Lourenço, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Atua como Geógrafa na Verde Vida Engenharia em parceria com a TAG/TRACTEBEL. Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante e pesquisadora colaboradora do grupo de estudo de sensoriamento remoto e do grupo de estudo em Rede pelo Geoprocessamento do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados- LABGEO. Pós graduada em Topografia e Sensoriamento Remoto. Com interesse principalmente nos temas: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Vulnerabilidade e redução de riscos de desastres e Licenciamento Ambiental.

Cayque Magalhães Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro voluntário do laboratório de geoprocessamento e estudos aplicados (LABGEO). Integrante do Grupo de Estudos em Redes pelo Geoprocessamento (GEOREDES).

Ana Beatriz Menezes Viana, Universidade Estadual do Ceará

Bacharela em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados - LABGEO e integrante do Grupo de Estudo de Ensino de Geografia (GEEGEO) e do Grupo de Estudos em Redes pelo Geoprocessamento (GeoRedes). Atuando nas seguintes áreas: geoprocessamento, redes geográficas, meio ambiente.

Lucia Brito, Universidade Estadual do Ceará

Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Lourenço, L. L., Magalhães Bezerra, C. ., Menezes Viana, A. B. ., & Cruz, M. L. B. da. (2023). OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E O PODER POLÍTICO NO ESPAÇO URBANO: O CASO DA LAGOA DA MARAPONGA, FORTALEZA - CE. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 3(5), 8–25. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/7573

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)