Edições anteriores

  • Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
    v. 2 n. Especial (2023)

    Volume 2. Número Especial VI SECGEO ano 2023

    Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa Semiárido e o Contexto Geoambiental

    Tema: A CAPACIDADE ADAPTATIVA DA SOCIEDADE NO FLUXO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

  • Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
    v. 3 n. 5 (2022)

    Tema: O ENSINO, AS GEOTECNOLOGIAS E A PROTEÇÃO AMBIENTAL

  • Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
    v. 2 n. 4 (2021)

    Ao lançar a Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, com o tema “Ensino e Ciência”, vamos consolidar uma revista que tem destacado artigos aqui publicados com grande importância para o ensino e pesquisa das Ciências Geográfica, Química e Matemática. Assim, temos o Caderno de Geografia com nove artigos voltados as questões como Aulas remotas de geografia durante a pandemia; Análise espaço-temporal e sua ocupação no entorno de rios; A fragmentação do cerrado mato-grossense; A importância do cinema para as aulas de educação ambiental; A contribuição da educomunicação e os lugares educadores; Semeando saberes ancestrais; O ensino e as práticas docentes na geografia e o relato sobre a superação da vingança. O Caderno de Química se apresenta com 3 artigos envolvendo Nanotecnologia, Monitoria no ensino/aprendizagem de química e o Descarte e Gerenciamento de Resíduos. No Caderno de Matemática o uso de Jogos nas aulas de matemática. E como Ensaios o texto sobre a superação da vingança. O que motivou na escolha do tema da Revista foi a identificação quase integral com os artigos produzidos pelos autores que foram submetidos a revista para compor a 4ª edição da CEC&T, e, assim, o compromisso de manter o papel da Universidade Estadual do Ceará quanto ao ensino e a pesquisa. A Revista Cadernos de Ensino, Ciências e Tecnologia incentiva e permite a exposição e divulgação desse conhecimento através da publicação por meio digital pelo endereço https://revistas.uece.br/index.php/CCiT. Isso permite o acesso interativo a pesquisadores e alunos das mais diferentes instituições tornando público os resultados de suas pesquisas, contribuindo com a disseminação de conhecimento. Neste sentido, agrega-se a 4ª edição da CEC&T artigos com temas voltadas ao ensino e a pesquisa nas áreas de geografia, química e matemática. A consulta a revista possibilitará aprofundar o conhecimento de práticas de ensino e pesquisa envolvendo o lúdico, a tecnologia e a geotecnologia nas aulas do ensino básico e superior de geográfica, química e de matemática.

    Prof. Luciano Moura Cavalcante

    Coordenador da Revista CEC&T da UECE

  • Artigos apresentados no evento do III SECGEO (Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisa do Semiárido)

    Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
    v. 1 n. Especial (2019)

    A  Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) da Universidade Estadual do Ceará, em seu primeiro volume, número especial, torna público a compilação de artigos elaborados por discentes, em nível de graduação, apresentados e avaliados no II Encontro de Estudos Direcionados do Grupo de Pesquisas Semiárido e o Contexto Geoambiental - SECGEO e I Encontro da Rede de Saberes Geoambietais do Semiárido que ocorreu entre os dias 02 e 06 de Abril de 2018 no Auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus do Itaperi, realizados pelos Laboratórios de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LABGEO/UECE), coordenado pela professora Dr.ª Maria Lucia Brito da Cruz e de Geografia Física e Estudos Geoambientais (LAGEO/UECE), coordenado pelo Professor Dr. Marcos José Nogueira de Souza. A proposta desta edição é divulgar as produções acadêmicas acerca do quadro geoambiental do Semiárido brasileiro, abordando desde a dinâmica natural das paisagens na região até a discussão sobre novos valores e concepções na convivência com a semiaridez, oriundas de pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Geografia e áreas afins. Deste modo, oportunamente convidamos aos professores e instituições parceiras para reforçar laços e meios de divulgação da produção científica através de artigos, relatos de experiencias, resenhas, ensaios, entrevistas, entre outras contribuições. Assim, desejamos, aos senhores e senhoras, uma excelente leitura.

    Profa. Dra. Maria Lúcia Brito Cruz

    Coordenadora da Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T)

  • Revista Cedernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
    v. 1 n. 2 (2019)

    O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, através de sua Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T), destaca que os artigos aqui publicados contribuirão para o ensino e pesquisa das Ciências Geográfica e Física. Assim, temos o Caderno de Geografia com vinte e nove artigos voltados a questões: das Políticas Públicas; Área de Preservação Permanentes; Cobertura e Uso da Terra; Clima Geomorfologia; Tecnologias em Sala de Aula; Diagnóstico do Meio Natural; Código Florestal; Rede Ferroviária; Geotecnologias do Ensino; Metodologia Lúdica do Ensino; Geoprocessamento; Impactos Ambientais; Sistemas e Subsistemas Ambientais; Contribuição de Jogos Digitais no Ensino; Impactos Socioambientais; Mineração de Caulim; Quantitativos e Qualitativos; Análise da Vulnerabilidade Vetores de Pressão; Educação Ambiental. E o Caderno de Física com um artigo envolvendo o tema inteligência múltipla.

  • Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia
    v. 1 n. 1 (2019)

    Neste primeiro semestre de 2019, o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE está lançando o primeiro número da Revista Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) fruto de uma feliz iniciativa de alguns professores/ pesquisadores sob a liderança da Profa. Dra. Maria Lúcia Brito Cruz do Curso de Geografia. Nesse seu primeiro revista já nos apresenta uma característica de pluralidade e diversidade das áreas do conhecimento que traz em seus artigos publicados por professores/pesquisadores e seus orientandos. A perspectiva é de que a proposta apresentada nesta primeira edição se dissemine e se estabeleça pela adesão de novos produtores de ciências e tecnologias integrantes da comunidade acadêmica deste centro e que desejem se engajar colaborando com este projeto que se tornará por certo a vitrine onde exibiremos nosso saber, nosso fazer, nossa produção do conhecimento científico. Dessa maneira, agradecemos aos idealizadores e colaboradores que contribuíram para o nascimento da ideia e o sucesso deste primeiro número, e aos leitores que deverão mostrar assim o reconhecimento de toda a comunidade acadêmica.

    Luciano Moura Cavalcante

    Diretor Centro de Ciências e Tecnologia - CCT