O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho é resultado de um estudo de caso decorrente de uma atividade acadêmica que buscou discutir formas de se trabalhar a educação ambiental e as práticas educativas, de modo a tornar as aulas de geografia mais prazerosas e dinâmicas, mas também auxiliassem na formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade. Após a escolha da escola e definir junto aos professores as melhores atividades para a realidade desta, optou-se pela realização de uma oficina e uma aula de campo, de maneira que os alunos fossem levados a participar ativamente das atividades, fazendo parte do processo de construção do conhecimento. Essas atividades envolveram alunos, professores e a coordenação, reestabelecendo vínculos afetivos e o interesse dos alunos. Os resultados positivos das atividades fizeram os professores de outras áreas aderirem ao projeto, dando continuidade à ação. Os mesmos expuseram a necessidade de rever as práticas pedagógicas ortodoxas.

Biografia do Autor

Taynah Garcia Fernandes, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (2015). Licenciada em Geografia pela Uniasselvi (2019). Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Analise Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (em andamento).

Maria Lúcia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2021-06-15 — Atualizado em 2023-03-10

Versões

Como Citar

Araújo, B. G. de O., Fernandes, T. G., & Cruz, M. L. B. da. (2023). O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS PRÁTICAS DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(4), 115–131. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/4681 (Original work published 15º de junho de 2021)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)