A IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA LAGOA DO PORTINHO LOCALIZADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE LUÍS CORREIA E PARNAÍBA-PI.

Autores

  • Ana Lúcia Moura Andrade, ANDRADE UECE- Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Carla Alves Gomes, GOMES Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maria Lucia Brito da Cruz, CRUZ Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Impactos Ambientais, Espelho d’água, Fluxo eólico

Resumo

A lagoa do Portinho encontra-se inserida na planície litorânea do Estado do Piauí, entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia, o presente artigo tem como objetivo discutir problemas ambientais recorrentes na área de estudo, identificando as atividades que se desenvolvem de modo errôneo, no qual prejudica a capacidade hídrica da lagoa. O levantamento bibliográfico pertinente, junto ao uso da técnica do geoprocessamento e a realização do trabalho de campo foram cruciais para a construção do presente estudo. Averiguou-se que os usos inadequados realizados no entorno da lagoa interferem em sua dinâmica natural, bem como, os barramentos ao logo do curso fluvial efetuados para promover atividades como a piscicultura influem negativamente a capacidade hídrica da lagoa, é necessário que hajam ações visando a sustentabilidade e a preservação desse ambiente, implantação de práticas voltadas para educação ambiental para que o uso e ocupação da área tenha bases sustentáveis.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Moura Andrade, ANDRADE, UECE- Universidade Estadual do Ceará

Graduanda no Curso de Geografia-Bacharelado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente cursando o sexto semestre, Bolsista PBEPU No Laboratório de Geoprocessamento e estudos aplicados (LABGEO), da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Carla Alves Gomes, GOMES, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Geoambiental, Agricultura Urbana e Risco Ambiental. Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Analise Ambiental e Recursos Hídricos, Mestre em Geografia pelo programa de pós-graduação em Geografia da UECE. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da UECE, e participa da Supervisão do Grupo de Estudos Análise Geoambiental do Semiarido e suas Paisagens de Exceção do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados-Labgeo/UECE

Maria Lucia Brito da Cruz, CRUZ, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Tenho graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

Downloads

Publicado

2019-01-30 — Atualizado em 2023-03-10

Versões

Como Citar

Andrade, A. L. M., Gomes, A. C. A., & Cruz, M. L. B. da. (2023). A IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA LAGOA DO PORTINHO LOCALIZADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE LUÍS CORREIA E PARNAÍBA-PI. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(Especial), 144–158. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/799 (Original work published 30º de janeiro de 2019)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)