ANÁLISE DAS GEOTECNOLOGIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Geotecnologias. Ensino de Geografia. Livro Didático.Resumo
As geotecnologias fazem parte substancialmente do ensino de geografia. Tendo em vista isso, o professor deve adaptar-se a essas inovações a fim de integrar os seus alunos a essas. A aplicação das geotecnologias nos livros didáticos deve ser cautelosa e de qualidade. Esta pesquisa fez a análise da aplicação das geotecnologias nos livros didáticos de uma coleção do ensino fundamental II, no qual, objetivou-se a identificação da qualidade do material contido nele, quantas vezes foram utilizados e quais as possíveis técnicas para reprodução dos mapas encontrados nos livros didáticos. Realizou-se levantamento bibliográfico, no qual, tiveram suma importância para consolidar academicamente o trabalho. Utilizou-se os conceitos de geotecnologias, sistema de informação geográfico, ensino de geografia, recurso didático e livro didático. Observou-se por meio do trabalho que os livros didáticos devem ser questionados, repensados e principalmente bem escolhidos, pois, no referido estudo verificou-se que há alguns erros significativos que devem ser corrigidos pelo professor, pois esse desenvolve o um papel de mediar o conhecimento. Verificou-se que a qualidade da aplicação das geotecnologias deixa a deseja, pois, notou-se que muitos dos mapas, por exemplo, não possuíam elementos básicos, como escala, título, legenda ou orientação. Dessa forma, conclui-se que os livros didáticos necessitam de uma maior atenção quanto ao material das geotecnologias, pois, estas são encontradas com erros que podem comprometer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Bruna Gabriele de Oliveira Araújo, Maria Lúcia Brito da Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.