O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA:

APOLO E DIONÍSIO COMO DIMENSÃO ESTÉTICA E EDUCATIVA

Autores

  • Enock Silva Peixoto

Resumo

Apolo e Dioniso são interpretados por Nietzsche como “forças oriundas da própria natureza”, através das quais, se podem captar as potências da vida e capturar a sua intensidade; contendo, é o que pretendemos mostrar, dimensões também educativas. Educação, neste caso, superaria a dimensão institucional da formação humana, se estenderia para um sentido mais ampliado, como “modo de vida”. Nietzsche avalia a arte não como algo externo ao homem, dissociado de sua existência real, mas uma forma de existir, diversa daquela que prevaleceu na cultura ocidental que priorizou o pensamento lógico-racional como norte fundamental.

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Referências

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Publicado

2024-07-14

Como Citar

SILVA PEIXOTO, E. . O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA: : APOLO E DIONÍSIO COMO DIMENSÃO ESTÉTICA E EDUCATIVA. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 152–174, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12081. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos