O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA:

APOLO E DIONÍSIO COMO DIMENSÃO ESTÉTICA E EDUCATIVA

Autores

  • Enock Silva Peixoto

Resumo

Apolo e Dioniso são interpretados por Nietzsche como “forças oriundas da própria natureza”, através das quais, se podem captar as potências da vida e capturar a sua intensidade; contendo, é o que pretendemos mostrar, dimensões também educativas. Educação, neste caso, superaria a dimensão institucional da formação humana, se estenderia para um sentido mais ampliado, como “modo de vida”. Nietzsche avalia a arte não como algo externo ao homem, dissociado de sua existência real, mas uma forma de existir, diversa daquela que prevaleceu na cultura ocidental que priorizou o pensamento lógico-racional como norte fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRENECHEA, M. Angel de. Nietzsche e a alegria do trágico. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 letras, 2014.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de: Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro, Ed. Rio 1976.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche e a música. 1 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

FINK, Elgen. A filosofia de Nietzsche. Lisboa, Presença, 1983.

HAAR, Michel. La joie tragique. Nietzsche et la métaphysique. Paris: Gallimard, 1993.

MACHADO, Roberto. Nietzsche e a verdade. 2 ed. São Paul, Paz e Terra, 1999.

MACHADO, Roberto (Org.) Nietzsche e a polêmica sobre o nascimento da tragédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

MENDONÇA, Adriany Ferreira de. “Notas sobre a educação trágica nietzschiana”. (mensagem pessoal). Mensagem recebida por enock-peixoto@hotmail.com, 2018.

MENDONÇA, Adriany Ferreira de. A invenção da metafísica a partir da arte. Rio de Janeiro: Editora Ape’ku, 2020.

MENDONÇA, Alexandre. “Do trágico ao trágico: Nietzsche e a filosofia dionisíaca”. Dissertação de mestrado- UERJ. Rio de Janeiro: 1988.

NIETZSCHE. Friedrich. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. Tradução, notas e posfácio J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. A visão dionisíaca do mundo, e outros textos de juventude. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. O drama musical grego. In: A visão dionisíaca do mundo, e outros textos de juventude. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou da educação. 2 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.

VERNANT, J.P. & VIDAL-NAQUET. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1999.

Downloads

Publicado

2024-07-14

Como Citar

SILVA PEIXOTO, E. . O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA: : APOLO E DIONÍSIO COMO DIMENSÃO ESTÉTICA E EDUCATIVA. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 152–174, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12081. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos