A Feira de Livros:
Imaginário em Eduardo Agualusa e Gaston Bachelard
Palavras-chave:
Filosofia, Literatura, Bibliotecas, Sonho, DevaneioResumo
Far-se-á uma aproximação entre os autores José Eduardo Agualusa e Gaston Bachelard através da crítica literária às ideias de devaneio. Nosso objetivo é fazer uma análise (parcial) do livro "O paraíso e outros infernos", do escritor angolano, sobre a visão dos encontros literários pelo mundo, aproximando a ideia do livro vivo, presente na obra do filósofo francês, e a analogia entre paraíso e biblioteca. Esperamos obter como resultado os elementos que compõe a troca e a comunicação do imaginário entre a literatura e a filosofia. Desse modo, subdividiremos o trabalho em três partes: 1 - Feira literária, 2 - A biblioteca e o paraíso; 3 Devaneio e ficção poética. Na primeira parte, analisaremos alguns contos de Agualusa nos quais ele fala de sua experiência em feiras literárias de diversos países como espaços de valorização e referência de seu trabalho e de outros; na segunda parte, faremos uma análise de Bachelard e a sua visão de paraíso como biblioteca, e nisso, a relação do ser humano com os livros, perder-se, encontrar-se, ser um livro vivo: a sua obra, inacabada, sempre dá espaço para a criação e apropriação da continuidade do pensamento; por fim, na terceira parte, iremos analisar a relação entre sonho e devaneio entre ambos os pensadores e da importância que essa atividade tem para a própria prática literária e filosófica.
Downloads
Referências
AGUALUSA, José Eduardo. A sociedade dos sonhadores involuntários. São Paulo: Tusquets editores, 2017.
AGUALUSA, J. As mulheres do meu pai. Lisboa Publicações Dom Quixote, 2010.
AGUALUSA, J. Sal e Esquecimento. In: . Catálogo de luzes (Os meus melhores contos). Rio de Janeiro: Griphus Editora, 2011.
AGUALUSA, J. Maravilhosa apropriação cultural. Jornal O Globo. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/maravilhosa-apropriacao-cultural-21185154 acesso em 04/05/2019.
AGUALUSA, J. Paraíso e outros infernos. Lisboa: Queztal Editores, 2018.
BACHELARD, Gaston. L’activité rationaliste de la physique contemporaine. Paris: Les Presses universitaires de France, 1965.
BACHELARD, G. La poétique de la rêverie. Paris: Les Presses universitaires de France, 4e édition, 1968.
BACHELARD, G. Épistémologie. Textes choisis par Dominique Lecourt. Paris: Les Presses universitaires de France, 3e édition, 1980.
BACHELARD, G. Lautréamont. Trad. Maria Isabel Braga. Lisboa: Litoral Edições, 1989. TRIGG, Dylan. The Memory of place. Ohio: Ohio University Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Kafure da Rocha, Lucas Barreto de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.