A Feira de Livros:
Imaginário em Eduardo Agualusa e Gaston Bachelard
Parole chiave:
Filosofia, Literatura, Bibliotecas, Sonho, DevaneioAbstract
Far-se-á uma aproximação entre os autores José Eduardo Agualusa e Gaston Bachelard através da crítica literária às ideias de devaneio. Nosso objetivo é fazer uma análise (parcial) do livro "O paraíso e outros infernos", do escritor angolano, sobre a visão dos encontros literários pelo mundo, aproximando a ideia do livro vivo, presente na obra do filósofo francês, e a analogia entre paraíso e biblioteca. Esperamos obter como resultado os elementos que compõe a troca e a comunicação do imaginário entre a literatura e a filosofia. Desse modo, subdividiremos o trabalho em três partes: 1 - Feira literária, 2 - A biblioteca e o paraíso; 3 Devaneio e ficção poética. Na primeira parte, analisaremos alguns contos de Agualusa nos quais ele fala de sua experiência em feiras literárias de diversos países como espaços de valorização e referência de seu trabalho e de outros; na segunda parte, faremos uma análise de Bachelard e a sua visão de paraíso como biblioteca, e nisso, a relação do ser humano com os livros, perder-se, encontrar-se, ser um livro vivo: a sua obra, inacabada, sempre dá espaço para a criação e apropriação da continuidade do pensamento; por fim, na terceira parte, iremos analisar a relação entre sonho e devaneio entre ambos os pensadores e da importância que essa atividade tem para a própria prática literária e filosófica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUALUSA, José Eduardo. A sociedade dos sonhadores involuntários. São Paulo: Tusquets editores, 2017.
AGUALUSA, J. As mulheres do meu pai. Lisboa Publicações Dom Quixote, 2010.
AGUALUSA, J. Sal e Esquecimento. In: . Catálogo de luzes (Os meus melhores contos). Rio de Janeiro: Griphus Editora, 2011.
AGUALUSA, J. Maravilhosa apropriação cultural. Jornal O Globo. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/maravilhosa-apropriacao-cultural-21185154 acesso em 04/05/2019.
AGUALUSA, J. Paraíso e outros infernos. Lisboa: Queztal Editores, 2018.
BACHELARD, Gaston. L’activité rationaliste de la physique contemporaine. Paris: Les Presses universitaires de France, 1965.
BACHELARD, G. La poétique de la rêverie. Paris: Les Presses universitaires de France, 4e édition, 1968.
BACHELARD, G. Épistémologie. Textes choisis par Dominique Lecourt. Paris: Les Presses universitaires de France, 3e édition, 1980.
BACHELARD, G. Lautréamont. Trad. Maria Isabel Braga. Lisboa: Litoral Edições, 1989. TRIGG, Dylan. The Memory of place. Ohio: Ohio University Press, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Gabriel Kafure da Rocha, Lucas Barreto de Souza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.