DÉTOURNEMENT E COMUNICAÇÃO HISTÓRICA:

O (CONTRA) CINEMA DE GUY DEBORD

Autori

  • Davi Galhardo

Parole chiave:

Sociedade do Espetáculo, Cinema, Desvio

Abstract

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a relação existente entre textos teóricos e filmes produzidos por Guy Debord, considerando-os como meios de compreensão, resistência e comunicação frente a sociedade espetacular. Nossa tese é que existem traços comuns nos trabalhos do autor francês, executados a partir do método do desvio (détournement), tanto na forma escrita quanto na forma audiovisual, sendo ambas as formas momentos de um único e mesmo projeto estratégico de enfrentamento das condições gerais do capitalismo tardio. Clarificando que a teoria crítica, para além de ser prática, deve estar dotada de unidade em suas diversas manifestações.

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Pubblicato

2021-07-08

Come citare

GALHARDO, D. DÉTOURNEMENT E COMUNICAÇÃO HISTÓRICA:: O (CONTRA) CINEMA DE GUY DEBORD . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5876. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos