DÉTOURNEMENT E COMUNICAÇÃO HISTÓRICA:

O (CONTRA) CINEMA DE GUY DEBORD

Autor/innen

  • Davi Galhardo

Schlagworte:

Sociedade do Espetáculo, Cinema, Desvio

Abstract

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a relação existente entre textos teóricos e filmes produzidos por Guy Debord, considerando-os como meios de compreensão, resistência e comunicação frente a sociedade espetacular. Nossa tese é que existem traços comuns nos trabalhos do autor francês, executados a partir do método do desvio (détournement), tanto na forma escrita quanto na forma audiovisual, sendo ambas as formas momentos de um único e mesmo projeto estratégico de enfrentamento das condições gerais do capitalismo tardio. Clarificando que a teoria crítica, para além de ser prática, deve estar dotada de unidade em suas diversas manifestações.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AGAMBEN, G. O cinema de Guy Debord. 2007. Disponível em:<http://intermidias.blogspot.com.br/2007/07/o-cinema-de-guy-debord-de-

giorgio.html>. Acesso em 29 set. 2017.

AQUINO, J. E. F. Reificação e linguagem em Guy Debord.Fortaleza: Unifor/UECE, 2006.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo - comentários sobre a sociedade do espetáculo.Trad. Estela dos Santos Abreu. 2. Ed. Rio de Janeiro:Contraponto, 2017.

______. Por um julgamento revolucionário da arte.1961. Disponível em:<http://www.oocities.org/projetoperiferia4/julgamento.htm>. Acesso em 12 out. 2017.

______. Obra cinematográfica completa.2003. Disponível em:<http://www.reocities.com/projetoperiferia4/introbra.htm>. Acesso em 06 out. 2017.

______. Panegírico.Trad. Edison Cardoni. São Paulo: Conrad, 2002.

______. Perspectivas da transformação consciente da vida cotidiana.1961. Disponível

em:<http://www.imagomundi.com.br/cultura/perspectivas_transformacao.pdf>. Acesso em 11 out. 2017.

DEBORD, G. WOLMAN, G. J. Desvio: modo de usar.1956. Disponível em <http://pt.protopia.at/wiki/Desvio:_modo_de_usar>. Acesso em: 07 nov. 2017.

ESTEVES JUNIOR, Milton. Guy Debord e o cinema, ou a redecomposição do espetáculo. Revista de Urbanismo e Arquitetura, Salvador, v. 7, n. 2, p. 116-219, 2006. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3179/2288>. Acesso em: 20 nov. 2017.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito.Trad. Paulo Meneses. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

INTERNACIONAL SITUACIONISTA. El sentido del deterioro del arte.1959. Disponível em:<http://www.sindominio.net/ash/is0301.htm>. Acesso em: 07 nov. 2017.

______. O cinema depois de Alain Resnais.1959. Disponível em:<https://pt.protopia.at/wiki/O_cinema_depois_de_Alain_Resnais>. Acesso em: 07 nov. 2017.

______. As palavras cativas: prefácio para um dicionário situacionista. 1966. Disponível em:<http://www.oocities.org/autonomiabvr/cativas.html>. Acesso em: 18 nov. 2017.

______.Alltheking'smen.1963.Disponível

em:<https://www.sindominio.net/ash/is0804.htm>. Acesso em: 18 nov. 2017.

KNABB, K. Introdução à obra cinematográfica completa de Guy Debord. 2003. Disponível em: <http://www.bopsecrets.org/portuguese/debordfilms.htm>. Acesso: em 11 out. 2017.

LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista.Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Vol. 1. Tomo I. Trad. Regis Barbosa. Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

RICARDO, P. A. G. S. Guy Debord, jogo e estratégia: uma teoria crítica da vida.Tese (Doutorado em Literatura). Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2012.

ROCHA, M. E. M. Do "Mito" ao "Simulacro": a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galáxia, São Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/3996/399641236008/> Acesso em: 29 nov. 2017.

RUBIM, A. A. C. Espetáculo, política e mídia. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/rubim-antonio-espetaculo-politica.html>. Acesso em: 29 nov. 2017. Etc.

SOUZA, F. O cinema de Guy Debord:história, análise e comparações heréticas. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, Ano 11, n. 16. Disponível em:<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/903/689>. Acesso em 28 nov. 2017.

Veröffentlicht

2021-07-08

Zitationsvorschlag

GALHARDO, D. DÉTOURNEMENT E COMUNICAÇÃO HISTÓRICA:: O (CONTRA) CINEMA DE GUY DEBORD . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5876. Acesso em: 24 nov. 2024.