O ENSINO DA FILOSOFIA:
DEVANEIOS SOBRE O PROFESSOR-FILÓSOFO NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.52521/poly.v17i3.14294Abstract
O presente artigo investiga criticamente o lugar do Ensino da Filosofia a partir do cotidiano dos docentes da Rede Estadual de Alagoas. Relaciona os recuos e limites impostos ao Ensino da Filosofia na escola secundária no período de implementação das mudanças inauguradas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Busca estabelecer nexos entre os relatos oferecidos nas entrevistas dos denominados professores-filósofos com os autores que se ocupam pela formação cidadã dos jovens escolarizados no Brasil. Os indicadores resultantes dessa pesquisa demostram a preocupação quanto ao reposicionamento do espaço curricular da Filosofia frente às mudanças implementadas pelas novas regulações educacionais do ensino médio e a fragmentação dos conteúdos filosóficos consagrados em legislações anteriores como necessários à formação para a cidadania na escola.
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Riferimenti bibliografici
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