O ENSINO DA FILOSOFIA:

DEVANEIOS SOBRE O PROFESSOR-FILÓSOFO NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM ALAGOAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v17i3.14294

Abstract

O presente artigo investiga criticamente o lugar do Ensino da Filosofia a partir do cotidiano dos docentes da Rede Estadual de Alagoas. Relaciona os recuos e limites impostos ao Ensino da Filosofia na escola secundária no período de implementação das mudanças inauguradas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Busca estabelecer nexos entre os relatos oferecidos nas entrevistas dos denominados professores-filósofos com os autores que se ocupam pela formação cidadã dos jovens escolarizados no Brasil. Os indicadores resultantes dessa pesquisa demostram a preocupação quanto ao reposicionamento do espaço curricular da Filosofia frente às mudanças implementadas pelas novas regulações educacionais do ensino médio e a fragmentação dos conteúdos filosóficos consagrados em legislações anteriores como necessários à formação para a cidadania na escola.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALAGOAS, Governo do Estado de. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de. Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas: Ciências Humanas/ Secretaria de Estado de Educação e Esportes. – 1 ed. Maceió, 2014.

_____. Supervisão de Ensino Médio Superintendência de Políticas Educacionais. Documento Orientador do Programa Alagoano de Ensino Integral – Versão 2019 / SUPED. AL. – Maceió: AL, 2019.

_____. Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) para o ensino médio. Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, 2021.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

SFORNI, M. S. de F.; BELIERI, C. M. Necessidades produtivas e exigências de formação: a filosofia no ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2030–2045, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.7782. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7782. Acesso em: 17 nov. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

_____. Lei nº 11.684/08. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 2008.

_____. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Planalto, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 04 mai. 2023.

_____. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Volume 3. Brasília, 2006.

_____. Lei nº 11.684 de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 jun. 2008.

_____. Ministério da Educação. Manual de Educação integral para obtenção de apoio financeiro através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Brasília: MEC, 2009a.

_____. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: 2014.

_____. Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016a. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 23 set. 2016.

_____. Lei nº 13.415, de 13 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: 2017.

_____. Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira: mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Brasília: MEC, 2009.

_____. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 13 de novembro de 2024. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- DCNEM. Publicado em: 14/11/2024 | Edição: 221 | Seção: 1 | Página: 48.

CERLETTI, A. Ensino de Filosofia e Filosofia do Ensino Filosófico. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (org.). Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 19-42.

CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Tradução: Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MENEZES, Antônio Basilio Novaes Thomaz de. Notas sobre a formação do filósofo educador. In: Filosofia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas/ Lucrécio Araújo de Sá Júnior, Jaime Biella (Org.). Natal, RN: EDUFRN, 2013. 241 p.

MESZÁROS,I. Aeducação para além do capital. São Paulo, Boitempo Editorial, 2008, 2° edição.

NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Filosofia e Autonomia: Possibilidades? Ijuí, Ed. UNIJUI, 2004.

_____. Lei nº 13.415, de 13 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: 2017.

_____. Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira: mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Brasília: MEC, 2009.

_____. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 13 de novembro de 2024. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- DCNEM. Publicado em: 14/11/2024 | Edição: 221 | Seção: 1 | Página: 48.

CERLETTI, A. Ensino de Filosofia e Filosofia do Ensino Filosófico. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (org.). Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 19-42.

CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Tradução: Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MENEZES, Antônio Basilio Novaes Thomaz de. Notas sobre a formação do filósofo educador. In: Filosofia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas/ Lucrécio Araújo de Sá Júnior, Jaime Biella (Org.). Natal, RN: EDUFRN, 2013. 241 p.

MESZÁROS,I. A educação para além do capital. São Paulo, Boitempo Editorial, 2008, 2° edição.

NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Filosofia e Autonomia: Possibilidades? Ijuí, Ed. UNIJUI, 2004.

SILVA, R. R. da; BOTLER, A. M. H. As políticas educacionais voltadas ao ensino de Filosofia no Novo Ensino Médio: um estudo a partir da rede de ensino do estado de Alagoas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71536. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71536. Acesso em: 20 out. 2024.

SILVA, Roberto Ribeiro da. A filosofia negada no ensino médio brasileiro: as implicações da Lei nº 13.415/17 às futuras gerações. 2019. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26840. Acesso em: 08 mar. 2023.

TEIXEIRA, Anísio. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-17

Come citare

SILVA, R. R. da; NETO, R. B. F. O ENSINO DA FILOSOFIA:: DEVANEIOS SOBRE O PROFESSOR-FILÓSOFO NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM ALAGOAS. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 260–278, 2024. DOI: 10.52521/poly.v17i3.14294. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/14294. Acesso em: 21 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos