FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E OS ARGUMENTOS DE JOHN DEWEY:

ALGUNS ASPECTOS

Autori

  • Miriam Barreto de Almeida Passos

Parole chiave:

John Dewey, educação, formação, conhecimento.

Abstract

O pedagogo, psicólogo, filosofo, professor John Dewey tem uma grande discussão sobre formação do indivíduo, educação, currículo, lógica, psicologia e pedagogia, mas é mais conhecido pelos seus escritos na área da educação. Apoiada na dimensão bibliográfica, a presente tessitura descreve aspectos da literatura do filosofo em questão, tendo como finalidade exibir alguns aspectos sobre a formação, educação e conhecimentos deweyanos, refletindo como as ideias de John Dewey estão presentes na contemporaneidade. Em suma, textos dessa natureza são importantes por trazer singularidades trabalhadas, discutidas, pelo mencionado filósofo, bem como cenários vividos por Dewey, que estão registrados e arquivados nas bibliotecas físicas, virtuais, auxiliando-nos no diálogo na atualidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

CALCATERRA, Rosa M. Ideias Concretas: percursos na filosofia de John Dewey. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

CUVILLIER, Armand. Pequeno vocabulário da Língua Filosófica. Tradução e adaptação de Lólio Lourenço de Oliveira; J. B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

DEWEY, Jane M. Biografia de John Dewey. Em Paul Arthur Schilipp (ed). A Filosofia de John Dewey. Nova York: Tudor Publishing Co, 1939; p. 3-45.

DEWEY, John. Os Pensadores. Traduções de Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme, Anísio S. Teixeira, Leônidas Gontijo de Carvalho. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

EDMAN, IRWIN. John Dewey: sua contribuição para a tradição americana. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1960.

DEWEY, John. Reconstrução em Filosofia. Título original: Reconstruction in Philosophy. São Paulo: Ícone, 2011 (Coleção fundamentos da filosofia).

FOTT, David. John Dewey: America’s Philosopher of Democracy. Editora: Rowman & Littlefield Publishers, Ano: 1998.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação, In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O Sujeito da Educação: Estudos Foucaultianos. Editora Vozes: RJ, Petrópolis, 1999.

McDONALD, HP. John Dewey and Environmental Philosophy. Editora: State University of New York Press, Ano: 2003.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Título original: La tête bien faite. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertarand Brasil, 2001.

NETO, José Minerini. Museu na Escola-Laboratório de John Dewey. Revista Apotheke, v. 7/n. 2/ p. 92-103, outubro de 2021.

QUAY, João; MARINHEIRO, Jayson. John Dewey and Education Outdoors. Published by: Sense Publishers, 2013.

SANTOS, Josely; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; PAIVA, Adriana Borges de. O Pensamento Educacional de John Dewey. Cadernos da Fucamp, v.21, n.52, p.76-91/2022.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-07-14

Come citare

BARRETO DE ALMEIDA PASSOS, M. . FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E OS ARGUMENTOS DE JOHN DEWEY: : ALGUNS ASPECTOS . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 301–310, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12746. Acesso em: 19 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos