Uma Breve abordagem sobre a crítica ao racismo em Fanon
Abstract
O presente artigo objetivou discorrer a respeito da filosofia de Fanon e sua luta pela causa negra frente ao racismo e a discriminação que foi implantada dentro da sociedade eurocêntrica. O problema de pesquisa é investigar como a presença de um resquícios de uma sociedade racista e discriminatória estão vigentes numa sociedade em que a minoria branca mantém o poder. A abordagem partiu ancorou-se numa pesquisa de levantamento bibliográfico, cuja fonte de pesquisa se deu por meio de artigos acadêmicos da área. Como resultados das discussões percebe-se a relevância de novas visões e modelos sociais de educação, que possuam um maior poder de alcance na equidade social.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Bachelard, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento, trad. Esteta dos santos Abreu, Contraponto, Rio de janeiro, 1996.
Bachelard, G. O racionalismo aplicado, trad. de Nathanael C. Caixeiro, zahar Editores, Rio de janeiro, 1977.
BOURDIEU, P.; Chamboredon, J.; Passeron, J. A Profissão do Sociólogo - Preliminares Epistemológicos. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
Deleuze, G. Foucault. Tradução de Claudia Sant’ Anna Martins; revisão da tradução de Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.
Foucault, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; trad. de Raquel. Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
Foucault, M. ARQUEOLOGIA DO SABER. TRADUÇÃO DE FELIPE. B. NEVES. 7 ED. RIO DE JANEIRO: FORENSE UNIVERSITÁRIA,. 2004
PRADO, Juliana do. Dos consultórios sentimentais à rede: apoio emocional pelas mídias digitais. São Carlos: UFSCar, 2015.
RECUERO, Raquel da Cunha. Comunidades em redes sociais na internet: proposta de tipologia baseada no fotolog. com. 2006. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/8614 Acesso em 17 de setembro de 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debora Maria dos Santos
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.