Uma Breve abordagem sobre a crítica ao racismo em Fanon
Abstract
O presente artigo objetivou discorrer a respeito da filosofia de Fanon e sua luta pela causa negra frente ao racismo e a discriminação que foi implantada dentro da sociedade eurocêntrica. O problema de pesquisa é investigar como a presença de um resquícios de uma sociedade racista e discriminatória estão vigentes numa sociedade em que a minoria branca mantém o poder. A abordagem partiu ancorou-se numa pesquisa de levantamento bibliográfico, cuja fonte de pesquisa se deu por meio de artigos acadêmicos da área. Como resultados das discussões percebe-se a relevância de novas visões e modelos sociais de educação, que possuam um maior poder de alcance na equidade social.
Downloads
Literaturhinweise
Bachelard, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento, trad. Esteta dos santos Abreu, Contraponto, Rio de janeiro, 1996.
Bachelard, G. O racionalismo aplicado, trad. de Nathanael C. Caixeiro, zahar Editores, Rio de janeiro, 1977.
BOURDIEU, P.; Chamboredon, J.; Passeron, J. A Profissão do Sociólogo - Preliminares Epistemológicos. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
Deleuze, G. Foucault. Tradução de Claudia Sant’ Anna Martins; revisão da tradução de Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.
Foucault, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; trad. de Raquel. Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
Foucault, M. ARQUEOLOGIA DO SABER. TRADUÇÃO DE FELIPE. B. NEVES. 7 ED. RIO DE JANEIRO: FORENSE UNIVERSITÁRIA,. 2004
PRADO, Juliana do. Dos consultórios sentimentais à rede: apoio emocional pelas mídias digitais. São Carlos: UFSCar, 2015.
RECUERO, Raquel da Cunha. Comunidades em redes sociais na internet: proposta de tipologia baseada no fotolog. com. 2006. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/8614 Acesso em 17 de setembro de 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Debora Maria dos Santos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.