A FUNÇÃO DA IMAGINAÇÃO – RESOLUÇÃO DA TÍPICA DA LEI MORAL EM KANT

Auteurs

  • Jayme Mathias Netto

Mots-clés :

Imaginação, Tipo, Esquema, Símbolo, Faculdade de Julgar

Résumé

Pretende-se explicar a resolução kantiana em relação à Típica da Pura Faculdade de Julgar Prática por meio da análise da função da imaginação. Para tanto, partiremos da Crítica da Razão Pura, especificamente no que concerne à Analítica dos Princípios da Analítica Transcendental, a fim de entender a função da imaginação no esquematismo. Em seguida, recorreremos ao parágrafo 59 da Dialética da Faculdade de Juízo Estética na Crítica da faculdade do Juízo, tendo por base a ênfase na diferenciação entre esquema e símbolo. Finalmente, analisaremos o cerne da problemática: a resolução da Típica do juízo ou tipo da Lei Moral na esfera da Crítica da Razão Prática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CHAGAS, Arthur Eduardo Grupillo. O homem de gosto e o egoísta lógico. Minas Gerais: UFMG. Dissertação. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais. 2006

FONTOURA, Cesar Tadeu. Sobre o Significado Jurídico da História em Kant. In: Dissertatio, N 15 – 16 (Inverno - Verão de 2002). Pelotas: UFPel, 2002.

FREITAS, Verlaine. A beleza como símbolo da moralidade na Crítica da Faculdade do Juízo de Kant. In: DUARTE, Rodrigo (org.). Belo, Sublime e Kant. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 2001. p.90-100.

FRIAS, Lincoln. A produtividade da capacidade de imaginação em Kant: as relações entre a “Crítica da Faculdade de Juízo Estética” e a “Analítica Transcendental”. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ARBZ-6XXJRP/1/disserta__o_lincoln.pdf. Acesso em: 22/04/2012

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian. 2010.

_________. Crítica da Razão Prática. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70. 2008.

_________. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rohden e Antônio Marques.

Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2010.

PASCAL, Georges. Compreender Kant. Tradução de Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 2011.

ROANI, Alcione Roberto. A Moral Kantiana e a Questão do Agir em conformidade com a norma. In: Filosofazer. Passo Fundo, n. 33, jul./dez. 2008, p. 41-64.

SEHNEM, Claudio. Kant: Reprodução e Esquema. In: Argumentos, Ano 1, N°. 2. Ed. UFC. 2009.

SILVA, Ricardo Tavares. A filosofia da moral kantiana como teoria da aplicação da norma. In: Philosophy@Lisbon – International eJournal – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. N. 1. 2011.

WEBER, Thadeu. Autonomia e Dignidade da Pessoa Humana em Kant. In: Direitos Fundamentais – Justiça. N.9 – Out/Dez 2009. Pp. 232 – 259.

Téléchargements

Publiée

2021-07-23

Comment citer

NETTO, J. M. . A FUNÇÃO DA IMAGINAÇÃO – RESOLUÇÃO DA TÍPICA DA LEI MORAL EM KANT. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6470. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos