A INTERPRETAÇÃO DE MARK TIMMONS SOBRE A NOÇÃO DE UNIVERSALIZABILIDADE NA II SEÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES
Mots-clés :
Imperativo categórico, Fórmula universal da lei da natureza, Fórmula da lei universalRésumé
Buscou-se esclarecer os principais pontos do texto “The categorical imperative and universalizability2” de autoria de Mark Timmons, principal referência aqui para a análise da questão da universalizabilidade. Posteriormente investigaram-se algumas análises filosóficas sobre o imperativo categórico e a universalizabilidade, encarregando-se também dos testes de contradição. O objetivo é contribuir para uma possível elucidação do papel da Fórmula Universal da Lei da Natureza na filosofia moral kantiana.
Téléchargements
Références
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes; tradução nova com introdução e notas por Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009. Coleção philosophia.
SCHÖNECKER, Dieter. WOOD, Allen. A Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant: um comentário introdutório; tradução Robinson dos Santos, Gerson Neuman. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
TIMMONS, Mark. The categorical imperative and Universalizability. In. Edited by HORN, SCHÖNECKER. GROUNDWORK FOR THE METAPHYSICS OF MORALS. Berlin, New York: Walter de Gruyter, p. 158 – 199, 2006.
WOOD, Allen. Kant, introdução; tradução Delamar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2008.