A INTERPRETAÇÃO DE MARK TIMMONS SOBRE A NOÇÃO DE UNIVERSALIZABILIDADE NA II SEÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES

Autores

  • Marina Leal Barão

Palavras-chave:

Imperativo categórico, Fórmula universal da lei da natureza, Fórmula da lei universal

Resumo

Buscou-se esclarecer os principais pontos do texto “The categorical imperative and universalizability2” de autoria de Mark Timmons, principal referência aqui para a análise da questão da universalizabilidade. Posteriormente investigaram-se algumas análises filosóficas sobre o imperativo categórico e a universalizabilidade, encarregando-se também dos testes de contradição. O objetivo é contribuir para uma possível elucidação do papel da Fórmula Universal da Lei da Natureza na filosofia moral kantiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes; tradução nova com introdução e notas por Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009. Coleção philosophia.

SCHÖNECKER, Dieter. WOOD, Allen. A Fundamentação da Metafísica dos Costumes de Kant: um comentário introdutório; tradução Robinson dos Santos, Gerson Neuman. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

TIMMONS, Mark. The categorical imperative and Universalizability. In. Edited by HORN, SCHÖNECKER. GROUNDWORK FOR THE METAPHYSICS OF MORALS. Berlin, New York: Walter de Gruyter, p. 158 – 199, 2006.

WOOD, Allen. Kant, introdução; tradução Delamar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

LEAL BARÃO, M. A INTERPRETAÇÃO DE MARK TIMMONS SOBRE A NOÇÃO DE UNIVERSALIZABILIDADE NA II SEÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5815. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos