A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE A CIDADE E A ALMA DOS INDIVÍDUOS N’A REPÚBLICA DE PLATÃO

Auteurs

  • José Alesi Santiago Rocha Universidade Estadual do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.52521/poly.v17i2.13193

Résumé

Este artigo investiga como a "República" de Platão conecta a estrutura da cidade com a alma dos indivíduos. Nosso objetivo central é mostrar que Platão vê a justiça na cidade ideal como um reflexo da harmonia interna da alma, e que a filosofia deverá ser a base para a governança da pólis. Para tal, dividiu-se o trabalho em três seções: Primeiramente, explora-se o impacto da morte de Sócrates na visão de Platão, argumentando que a falência da democracia ateniense em proteger um homem justo revela a necessidade de reformar a pólis. Em seguida, analisa-se a proposta de Platão de que a justiça na cidade depende da harmonia entre as funções dos cidadãos e a estrutura tripartite da alma: a parte racional (λογιστικόν, logistikon), a parte irascível (θυμοειδές, thymoeides) e a parte apetitiva (ἐπιθυμητικόν, epithymetikon). Cada classe social na pólis deve refletir uma parte da alma para garantir a coesão e a justiça. O artigo também aborda a figura do rei-filósofo, cujo governo é guiado pela razão, assegurando uma liderança justa e orientada ao bem comum.

Palavras-chave: Platão, República, Justiça, Pólis, Alma.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Alesi Santiago Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Pós-graduando em educação inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Professor de Filosofia e Sociologia na rede particular de ensino de Fortaleza.

Références

BATISTA, Jeniffer Lopes. Antropos no Fédon de Platão: corpo e alma na pólis. Polymatheia Revista de Filosofia – UECE, Fortaleza, Volume 13 – n. 23, p. 244-261, jul/dez.2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5655. Acesso em 10 de setembro de 2021

DIXSAUT, Monique. Platão e a questão da alma. Trad. Cristina de Souza Agostini. São Paulo: Ed. Paulus, 2017.

GRIMALDI, Nicolas. Sócrates, o feiticeiro. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo. Ed. Loyola, 2006

JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Arthur M. parreira. 6ªed. São Paulo. Martins fontes, 2013

JEANNIÈRE, Abel. Platão. Tradução: Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

KERFERD, G.B. O movimento sofista. Trad. de Margarida Oliva. São Paulo. Edições Loyola, 2003.

PETRUCCIANI, Stefano. Modelos de filosofia política. Trad. José Raimundo Vidigal. São Paulo. Paulus, 2014

PLATÃO. A República. Tradução, introdução e notas: Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

_______. Defesa de Sócrates in Coleção os pensadores. Trad. Jaime Bruna. São Paulo. Abril cultural, 1980.

REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana, vol II: Sofistas, Sócrates e socráticos menores. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Ed. Loyola, 2013.

REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana, vol III: Platão. Trad. Marcelo Perine. São Paulo. Ed. Loyola, 2014.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão. Alma, cidade, cosmo – tomo III. São Paulo. Ed. Loyola, 2009.

SANTOS, José Trindade. Platão: a construção do conhecimento. São Paulo: Paulus, 2012

TEIXEIRA, Eleazar Magalhães. Introdução e notas in PLATÃO, A República. Tradução, introdução e notas: Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, 2009

TEIXEIRA, Evilázio F. Borges. A educação do homem segundo Platão. São Paulo, Paulus: 1999

VERNANT, Jean Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Trad. Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Téléchargements

Publiée

2024-09-27

Comment citer

ROCHA, J. A. S. A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE A CIDADE E A ALMA DOS INDIVÍDUOS N’A REPÚBLICA DE PLATÃO. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 11–26, 2024. DOI: 10.52521/poly.v17i2.13193. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/13193. Acesso em: 21 déc. 2024.