A INTERCONEXÃO ENTRE PODER, SABER, GÊNERO E SEXUALIDADE:
UM BREVE DIÁLOGO ENTRE MICHEL FOUCAULT E JUDITH BUTLER
Mots-clés :
Poder, saber, sexualidade, Foucault, Judith ButlerRésumé
Este estudo, no campo da filosofia contemporânea, propõe uma interação entre as ideias de Michel Foucault e Judith Butler. Ao analisar a interligação entre poder, conhecimento e sexualidade na História da Sexualidade I: A Vontade de Saber, de Foucault, e no primeiro capítulo de Questões de Gênero: Feminismo e a Subversão da Identidade, de Butler, buscamos aprofundar as teorias centrais da sexualidade. esses pensadores. Foucault destaca a complexidade da relação entre poder e conhecimento, afirmando que o poder não é unidirecional, mas um fenômeno inseparável do conhecimento. Por outro lado, Butler centra-se nos desafios às normas de género, desenvolvendo a teoria da performatividade. A análise de Foucault explora as instituições sociais e os seus mecanismos de controlo, enquanto a performatividade de Butler é negligenciada. Contudo, Butler desafia as tradições de género, vendo-as como uma relação dinâmica entre poder e conhecimento, não como uma identidade fixa, mas como uma construção social repetidamente praticada. Butler destaca as normas de género como expressões diretas de poder e controle social, complementando assim a abordagem foucaultiana. Ao considerar o diálogo entre esses autores, vislumbramos uma ligação entre suas teorias, uma vez que Foucault influencia os estudos de Butler. A complementaridade entre a ênfase de Foucault na complexidade do poder-conhecimento-sexualidade e a abordagem de Butler à performatividade sugere uma convergência valiosa para a compreensão da complexa interação entre poder, conhecimento e sexualidade na contemporaneidade.
Téléchargements
Références
BUTLER, Judith. Variações sobre sexo e gênero: Beauvoir, Wittig e Foucault In: BENHABIB, Seyla & CORNELL, Drucilla. Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1987.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. 2.ed. (Coleção Ditos e Escritos V). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1977.
PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto contrassexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.
PRECIADO, Paul Beatriz. Biopolítica del género. Buenos Aires: Ají de Pollo, 2007.
PRECIADO, Paul Beatriz. Testo junkie: sexo, drogas e biopolítica na era fármaco pornográfica. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Barbara Leandra 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .