A INTERCONEXÃO ENTRE PODER, SABER, GÊNERO E SEXUALIDADE:
UM BREVE DIÁLOGO ENTRE MICHEL FOUCAULT E JUDITH BUTLER
Schlagworte:
Poder, saber, sexualidade, Foucault, Judith ButlerAbstract
Este estudo, situado na filosofia contemporânea, propõe a interação entre as ideias pensadas por Michel Foucault e Judith Butler. Este trabalho visa examinar a inter-relação entre poder, saber e sexualidade em História da sexualidade I: A Vontade de Saber, publicado em 1976, por Michel Foucault, e no primeiro capítulo de Problemas de Gênero : Feminismo e Subversão da Identidade, publicado em 1990 por Butler, aprofundando-se nas principais teorias desses pensadores. Foucault diz que nunca se lida com poder sem, ao mesmo tempo, incitar, formar, constranger etc., algo que se descreve como uma rede de poder/saber. Segundo ele, o poder não é unidirecional, mas inseparável do conhecimento. Butler, por outro lado, focou nos desafios emanados das normas de gênero , elaborando a teoria da performatividade. A análise de Foucault explora instituições sociais e seus mecanismos de controle, enquanto Butler desafia as tradições de gênero , vendo-as como construções sociais dinâmicas e repetidas, e não uma identidade estável. Ela foca nas normas de gênero como expressões diretas de poder e controle social, complementando a abordagem foucaultiana. Uma análise proposicional que se dirige para a interlocução desses autores permite vislumbrar uma conexão entre suas teorias, com uma influência dos estudos de Foucault sobre Butler. A complementaridade que poderia ser criada entre a ênfase de Foucault na complexidade do poder-saber-sexualidade e a abordagem de Butler sobre a performatividade sugere uma convergência valiosa para a compreensão desta interação complexa entre poder, conhecimento e sexualidade.
Downloads
Literaturhinweise
BUTLER, Judith. Variações sobre sexo e gênero: Beauvoir, Wittig e Foucault In: BENHABIB, Seyla & CORNELL, Drucilla. Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1987.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. 2.ed. (Coleção Ditos e Escritos V). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1977.
PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto contrassexual. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.
PRECIADO, Paul Beatriz. Biopolítica del género. Buenos Aires: Ají de Pollo, 2007.
PRECIADO, Paul Beatriz. Testo junkie: sexo, drogas e biopolítica na era fármaco pornográfica. Tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Barbara Leandra
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.