A colonização para Paulo Freire e a cultura do silêncio como problema para o pensamento descolonial na América Latina

Autori

  • Bruno Botelho Costa

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v18i3.16390

Parole chiave:

Paulo Freire, Colonização, Pensamento Descolonial, Filosofia Latino-Americana, Redes Sociais

Abstract

O presente trabalho traz uma discussão sobre a colonização no pensamento do
filósofo brasileiro Paulo Freire, como as suas considerações sobre o tema conversam com
pontos críticos levantados por outros filósofos que abordam o tema na América Latina e como
a noção de cultura do silêncio expressa características da dominação colonial as quais a
filosofia latino-americana deveria particularmente se mostrar preocupada em elucidar e
questionar, caso queira transformar a contradição na qual se encontra, ao mesmo tempo, como
produto da imposição cultural e produtora ou co-produtora de entendimento sobre a realidade
que recupere a voz oprimida pela colonização desde o desembarque dos conquistadores até os
meios atuais de difusão do pensamento crítico, inclusive nos meios digitais

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BEISIEGEL, Celso. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São

Paulo: Pioneira, 1974.

COSTA, Bruno. Paulo Freire e os movimentos de cultura popular: a construção de uma

filosofia da educação. Curitiba: CRV, 2021.

DUSSEL. Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade.

Petrópolis: Vozes, 1993.

_____. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da

libertação. Revista Sociedade e Educação. v. 31, n. 1, janeiro/abril 2016. Disponível em

<https://www.scielo.br/j/se/a/wcP4VWBVw6QNbvq8TngggQk/?lang=pt> Acesso em:

/07/2025.

FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hackerfanoniana. São Paulo: Boitempo, 2023.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros ensaios. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

_____. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

_____. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001.

_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GROSFOGUEL, Ramon. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas:

racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI.

Revista Sociedade e Educação. v. 31, n. 1, 2016. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/?format=pdf&lang=pt>A-cesso

em: 18/07/2025.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira

de Ciências Sociais. v. 32, n. 94, junho/2017.

_____. Histórias locais/projeto globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento

liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

QUIJANO. Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas

latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SILVA; Daniele; THERRIEN, Jacques. Cultura do silêncio e educação libertadora: aportes

freirianos.

TOLEDO, Caio Navarro de. ISEB: fábrica de ideologias. São Paulo: Ática, 1977

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-10-16

Come citare

COSTA, B. B. A colonização para Paulo Freire e a cultura do silêncio como problema para o pensamento descolonial na América Latina. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e25028, 2025. DOI: 10.52521/poly.v18i3.16390. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/16390. Acesso em: 5 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos Dossiê Filosofia Latino-Americana