PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS BLOGS DE FILOSOFIA

Autor/innen

  • Miriam Barreto de Almeida Passos

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v17i3.14137

Schlagworte:

Rede Social. Aprendizagem. Blog de Filosofia.

Abstract

Nesse manuscrito o Blog de Filosofia é objeto de pesquisa, objetivamos levantar referências teóricas, que envolvam a temática proposta; contribuir para a elaboração de hipótese sobre o tema de investigação; asseverando que as Redes Sociais possuem um grande leque de informações benéficas, para o conhecimento do indivíduo. O aporte teórico tem como base o pensamento de Bakhtin; a relação com as abordagens dos estudos referentes às novas tecnologias, e formação discente-docente; bem como autores que tratam sobre a questão. “Alguém pode nos perguntar: “Para que serve estudar filosofia?” E acreditar que esse modo de pensar não serve mais. Assim, tanto o mundo externo, quanto a condição humana revelam gradualmente seus segredos”. Portanto, os estudos que envolvem o tema da pesquisa em si, e também em ambiente virtual, são importantes para o desenvolvimento da formação humana.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BAKHTIN, M. VOLOSHINOV, V.N. Discurso na Vida e Discurso na Arte (1926). Trad. para fins didáticos de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. S.d.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. (V. N. Volochínov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, M. (V. N. Volochínov). Problemas da poética de Dostoiévski. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Brasília: MEC/SEMTEC, 1997.

FASBAM. Para que serve estuar Filosofia? Disponível em: https://fasbam.edu.br/2023/09/10/para-que-serve-estudar-filosofia/. Acesso em: 12/04/2024.

GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

GAZETA. Como formar uma geração com o pensamento crítico. setembro de 2023. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/educares/educacao-midiatica-como-formar-uma-geracao-com-pensamento-critico. Acesso em: 12/04/2024.

PASSOS, Miriam Barreto de Almeida. [META]linguagem e reminiscências de sujeito aprendente: percurso de história de vida e formação. Curitiba: CRV, 2018.

PASSOS, Miriam Barreto de Almeida. LINGUAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: processos interdisciplinares de semioses, retóricas e multirreferencialidade. REVISTA ELITE - Revista do GETEL-Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação e Libras, ISSN:26755718, v. 4, n. 4, pp. 99-114, 2020.

PASSOS, Miriam Barreto de Almeida. OLHAR FILOSÓFICO: OS FRACTAIS DA LINGUAGEM. Caderno de resumos expandidos da Semana de Filosofia da FCFS – Ano 1. n.1 (setembro/2021). Feira de Santana, BA: Faculdade Católica de Feira de Santana. Disponível em: https://catolicadefeira.com.br/pdf/. Acesso em: 12/04/2024.

SPADARO, Antônio. Web 2,0: Redes Sociais. São Paulo: Paulinas, 2013.

Veröffentlicht

2024-12-17

Zitationsvorschlag

BARRETO DE ALMEIDA PASSOS, M. . PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS BLOGS DE FILOSOFIA . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 206–218, 2024. DOI: 10.52521/poly.v17i3.14137. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/14137. Acesso em: 21 dez. 2024.