CARACTERÍSTICAS E DECLÍNIO DA ESFERA PÚBLICA SEGUNDO HANNAH ARENDT

Autores

  • Lucas Barreto Dias

Palavras-chave:

Esfera pública, Política, Aparência, Mundo comum, Pluralidade

Resumo

Preocupada com as questões que concernem à política, Hannah Arendt se propõe investigar a esfera pública, compreendida como o espaço no qual os homens aparecem e adquirem uma existência não mais voltada à simples manutenção da vida, mas à tentativa de transcender, por meio de palavras e ações, sua efemeridade no mundo. Para compor sua concepção de esfera pública, Arendt se baseia nas principais caracteríscas de sua teoria política, entre elas ressaltamos as noções de pluralidade, de mundo, e de aparência. Frente a isso, discutimos nesta pesquisa as características desta esfera pública – isto é, o que caracteriza um espaço enquanto algo público – assim como sua outra face, a espera privada. Investigaremos de forma breve também o declínio da política através do advento de um novo domínio, o social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Br.: Roberto Raposo, revisão técnica: Adriano Correia. 11ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

_________. The human condition. 2nd edition. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

AGUIAR, Odílio Alves. Filosofia, política e ética em Hannah Arendt. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad. br.: Cesar Augusto R. de Almeida, Antônio Abranches e Helena Franco Martins. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

_________. O que fica? É a língua materna que fica: entrevista com Günter Gaus. In:

_____. Compreensão e política e outros ensaios. Trad. pt. de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2001.

ARISTÓTELES. Política. Trad. pt.: António Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Edição Bilíngue. Lisboa: Ed. Veja, 1998.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Br. de Paulo Perdigão. 15ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

BARRETO DIAS, L. . CARACTERÍSTICAS E DECLÍNIO DA ESFERA PÚBLICA SEGUNDO HANNAH ARENDT. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6472. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos