A FUNÇÃO DA IMAGINAÇÃO – RESOLUÇÃO DA TÍPICA DA LEI MORAL EM KANT

Autores

  • Jayme Mathias Netto

Palavras-chave:

Imaginação, Tipo, Esquema, Símbolo, Faculdade de Julgar

Resumo

Pretende-se explicar a resolução kantiana em relação à Típica da Pura Faculdade de Julgar Prática por meio da análise da função da imaginação. Para tanto, partiremos da Crítica da Razão Pura, especificamente no que concerne à Analítica dos Princípios da Analítica Transcendental, a fim de entender a função da imaginação no esquematismo. Em seguida, recorreremos ao parágrafo 59 da Dialética da Faculdade de Juízo Estética na Crítica da faculdade do Juízo, tendo por base a ênfase na diferenciação entre esquema e símbolo. Finalmente, analisaremos o cerne da problemática: a resolução da Típica do juízo ou tipo da Lei Moral na esfera da Crítica da Razão Prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAGAS, Arthur Eduardo Grupillo. O homem de gosto e o egoísta lógico. Minas Gerais: UFMG. Dissertação. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais. 2006

FONTOURA, Cesar Tadeu. Sobre o Significado Jurídico da História em Kant. In: Dissertatio, N 15 – 16 (Inverno - Verão de 2002). Pelotas: UFPel, 2002.

FREITAS, Verlaine. A beleza como símbolo da moralidade na Crítica da Faculdade do Juízo de Kant. In: DUARTE, Rodrigo (org.). Belo, Sublime e Kant. Belo Horizonte: Ed. UFMG. 2001. p.90-100.

FRIAS, Lincoln. A produtividade da capacidade de imaginação em Kant: as relações entre a “Crítica da Faculdade de Juízo Estética” e a “Analítica Transcendental”. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ARBZ-6XXJRP/1/disserta__o_lincoln.pdf. Acesso em: 22/04/2012

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian. 2010.

_________. Crítica da Razão Prática. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70. 2008.

_________. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rohden e Antônio Marques.

Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2010.

PASCAL, Georges. Compreender Kant. Tradução de Raimundo Vier. Petrópolis: Vozes, 2011.

ROANI, Alcione Roberto. A Moral Kantiana e a Questão do Agir em conformidade com a norma. In: Filosofazer. Passo Fundo, n. 33, jul./dez. 2008, p. 41-64.

SEHNEM, Claudio. Kant: Reprodução e Esquema. In: Argumentos, Ano 1, N°. 2. Ed. UFC. 2009.

SILVA, Ricardo Tavares. A filosofia da moral kantiana como teoria da aplicação da norma. In: Philosophy@Lisbon – International eJournal – Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. N. 1. 2011.

WEBER, Thadeu. Autonomia e Dignidade da Pessoa Humana em Kant. In: Direitos Fundamentais – Justiça. N.9 – Out/Dez 2009. Pp. 232 – 259.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

NETTO, J. M. . A FUNÇÃO DA IMAGINAÇÃO – RESOLUÇÃO DA TÍPICA DA LEI MORAL EM KANT. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6470. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos