SOBRE AS EXPRESSÕES VITA ACTIVA E VITA CONTEMPLATIVA NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT

Autores

  • Fabrícia de Castro Abreu

Palavras-chave:

Arendt, vita activa, vita contemplativa, tradição, política

Resumo

O presente artigo irá apresentar, brevemente, o pensamento político de Hannah Arendt (1906 - 1975) e tem como objetivo apontar para o significado das expressões vita activa e vita contemplativa dentro da filosofia arendtiana. Para tanto, utilizaremos como ponto de partida para a exposição deste artigo o livro A Condição Humana (2009) e, posteriormente, a conferência Trabalho, obra e ação (2006). Arendt admite que há dois modos de vida distintos que são encontrados na tradição do pensamento. A partir disso, a pensadora analisa como esses modos de vida foram concebidos e como se deram as relações entre eles desde a tradição do pensamento filosófico e religioso até o limiar da era moderna, ressaltando a troca de fundamentação da ação política, onde a necessidade passou a ocupar o lugar da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. (1958). Tradução de Roberto Raposo. 10ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

ARENDT, Hannah. Trabalho, obra e ação. In Hannah Arendt e a condição humana. Adriano Correia (Org.). Salvador: Quarteto, 2006.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

DE CASTRO ABREU, F. . SOBRE AS EXPRESSÕES VITA ACTIVA E VITA CONTEMPLATIVA NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6465. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos