A EDUCAÇÃO PELA MOUSIKÊ E AS FORMAS DE GOVERNO NA REPÚBLICA - VIII e IX

Autores

  • Sávio Lima Siqueira UEPB

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v17i2.13226

Resumo

Este estudo visa analisar a insuficiência educacional na definição de justiça presente no Livro I da "República" de Platão, com o intuito de examinar as formas de governo delineadas nos Livros VIII e IX da mesma obra. As formas de governo discutidas são: a timocracia ou timarquia (τιμοκρατίαν ἢ τιμαρχίαν), a oligarquia (ὀλιγαρχία), a democracia (δημοκρατί), a tirania (τυραννικὴ) e, finalmente, a dinastia do Filósofo-Rei (δυναστεῖα Fιλόσοφοj βασιλεύj), conforme proposta por Platão. Em seguida, relacionaremos essas formas de governo com três tipos de homens: o filósofo, o ambicioso e o interesseiro.

Palavras-Chave: Platão; República, educação, forma de governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRANDWOOD,L. A Word Index to Plato. Manchester: Leeds, W. S. Maney & Son Limited, 1976

DES PLACES, É. Léxique de la Langue Philosophique et Religeuse de Platon. 2 tirage; Paris: Les Belles Lettres, 1970, 2 v. p. 352.

HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. Tradução Enid Abreu Donbrázsky – Campinas, SP: Papirus 1996

JAEGER, Werner W. Paidéia: A Formação do Homem Grego. Tradução: A. M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

KERFERD,G. O Movimento Sofista. Trad. Margarida Oliva. São Paulo: Loyola, 2003.

LIDDEL & SCOTT. Greek-English Lexicon. Compiled by Henry G. Liddel and Robert Scott. Oxford: Clarendon Press, 1996. CD-ROM.

MARROU, H-IRÉNÉE. História da Educação na Antiguidade. Tradução Mário Leônidas Casa-nova. 5 reimp. São Paulo: EPU, 1990.

MOSSÉ, Claude. O cidadão na Grécia Antiga.; trad. Rosa Carreira. - Lisboa : Edições 70, 1999.

MOUTSOPOULOS, E. La Musique dansl’oeuvre de Platon. Paris: Ed. PUF, 1959.

MURACHCO, Henrique. Língua Grega: visão semântica, lógica orgânica e funcional. 1vol3ª ed. São Paulo: Discurso Editorial / Editora Vozes, 2007.

_______. Língua Grega: visão semântica, lógica orgânica e funcional. 2 vol3ª ed. São Paulo: Discurso Editorial / Editora Vozes, 2007.

NASSER, Najat. O ethos na música grega. Boletim do CPA, Campinas, nº 4, jul/dez. 1997

PEREIRA, Aires M. R. dos Reis. A Mousiké: das Origens ao Drama de Eurípedes. _ Lisboa: Serviço de Educação e Bolsas/Calouste Gulbenkian, 2001.

PEREIRA, Maria H. R. Estudos de História da Cultura Clássica. 6 ed. Lisboa: Fund.Calouste Gubenkian, 1988 (v.1, Cultura Grega)

PLATÃO. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 12. ed.; Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão Alma, cidade, cosmo Tomo III. Edições Loyolas, São Paulo, Brasil, 2009.

SIQUEIRA, Sávio Lima.. A problemática da Μουσική na educação inicial da República I-III. In: Fragoso, Emanuel Angelo da Rocha. II. Brazil, Vicente Thiago Freire. III Silva, Robert Brenner Barreto da.. (Org.). Tópicos de filosofia antiga: a atualidade do passado. 1ed.Fortaleza: , 2024, v. 1, p. 1-290.

SIQUEIRA, Sávio Lima.. Considerações éticas sobre a educação dos poetas proposta por Platão na República III. In: Robert Brenner Barreto da Silva; Emanuel Angelo da Rocha Fragoso; João Emiliano Fortaleza de Aquino. (Org.). Ética antiga e suas ressonâncias na contemporaneidade. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2024, v. 1, p. 93-108.

TOMÁS, Lia. Música e Filosofia: estética musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 2005.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

SIQUEIRA, S. L. A EDUCAÇÃO PELA MOUSIKÊ E AS FORMAS DE GOVERNO NA REPÚBLICA - VIII e IX. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 46–63, 2024. DOI: 10.52521/poly.v17i2.13226. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/13226. Acesso em: 25 out. 2024.