Arte, ciência e práxis educativa:

observando a educação integral com Antonio Gramsci

Autores

  • Anita Helena Schlesener Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.28.7834

Palavras-chave:

arte, ciência, educação integral, gramsci

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer algumas reflexões sobre a relação entre arte, ciência e educação no sentido de uma formação integral. O aporte teórico metodológico consiste na Filosofia da Práxis sob a perspectiva do pensamento de Antonio Gramsci. Parte-se de contradições geradas no âmbito da estrutura social capitalista para refletir sobre as necessidades educacionais das classes populares a fim de alcançar uma organização política com outro projeto de sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bramly, S. (2011). Leonardo da Vinci, artista scienziato, filosofo. Milano, Italia: Mondadori.

Dias, E. F. (2012). Revolução passiva e modo de vida: ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia. São Paulo: Editora José Luís e Rosa Sundermann.

Drummond de Andrade, C. (1973). A falta que ama. In Autor, Poesia completa e prosa (pp. 414-422). Rio de Janeiro, RJ: José Aguilar.

Gramsci, A. (1975a). Scritti Giovanili (1914-1918). Torino, Italia: Einaudi.

Gramsci, A. (1975b). Lettere dal carcere. Torino, Italia: Einaudi.

Gramsci, A. (1978). Quaderni del carcere. Torino, Italia: Einaudi.

Marx, K (1908). Misere De La Philosophie. Paris: Giard et Priére.

Marx, K. (1974). Introdução à crítica da economia política (Os Pensadores). São Paulo, SP: Abril Cultural.

Marx, K. (1980) O capital: Livro 4: teorias da mais-valia: história crítica do pensamento econômico. Rio de Janeiro: civilização Brasileira.

Schlesener, A. H. (2009). A escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci. Brasília, DF: Liber Livro.

Sclesener, A. H. (2017). Educação, arte e ciência: breves observações sobre a obra de Leonardo da Vinci. Anais do SEFIM: Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 3(6), 9-21.

Valéry, P. (2006). Introdução ao método de Leonardo da Vinci. São Paulo, SP: Ed. 34.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Schlesener, A. H. . (2022). Arte, ciência e práxis educativa: : observando a educação integral com Antonio Gramsci. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 12(28), 31–41. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.28.7834

Edição

Seção

Dossiê