A integração da horta com ações de promoção da saúde em escolas públicas brasileiras: PeNSE 2019
DOI:
https://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.15694Palabras clave:
Políticas Públicas de Saúde, Educação alimentar e nutricional, Promoção da saúde, Hortas escolaresResumen
A utilização da horta na merenda escolar e como ferramenta na Educação Alimentar e Nutricional (EAN), configura-se como estratégia intersetorial para promoção da saúde e formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Objetivou-se analisar a presença da horta escolar, sua utilização e a associação com ações de promoção da saúde nas escolas brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 75.831 escolas públicas brasileiras participantes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2019). Os dados foram coletados por meio de questionários por meio de um dispositivo móvel. Para o presente estudo, utilizou-se dados provenientes do questionário do ambiente escolar e dados gerais das escolas, aplicado aos gestores escolares. A variável desfecho foi o nível de integração da horta (baixo, médio e alto). As variáveis independentes incluíram a presença do Programa Saúde na Escola (PSE) e a realização de ações de promoção da saúde. Foram utilizados modelos de regressão logística multinomial, ajustados por localização da escola e tipo de ensino, considerando o plano amostral da pesquisa. Participaram 75.831 escolas. Identificou-se que 79,3% apresentavam baixo nível de integração da horta, 6,4% médio e 14,3% alto. Escolas com PSE implantado mostraram maior chance de ter integração média da horta (OR=2,72; IC95%: 1,49–4,94), e aquelas com ações de promoção da saúde, maior chance de integração alta (OR=1,76; IC95%: 1,04–3,00). Conclui-se que a presença e o uso da horta escolar se associam positivamente ao PSE e às ações de promoção da saúde, embora ainda estejam pouco integradas ao cotidiano das escolas.
Citas
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