Educação Alimentar e Nutricional na escola: um estudo sobre as significações de docentes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.15050Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional; promoção da alimentação adequada e saudável; docentes; escola; pesquisa qualitativa.Resumo
A educação alimentar e nutricional (EAN) é uma importante estratégia para a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, e o ambiente escolar é um espaço propício para ações de EAN. O estudo objetivou identificar e discutir as significações atribuídas à EAN por docentes que atuavam na educação básica. Trata-se de estudo qualitativo realizado com docentes de escolas municipais no interior de Minas Gerais. Para a produção dos dados foram entrevistados seis docentes que atuavam no ensino fundamental – anos iniciais, utilizando-se um roteiro elaborado para esta finalidade com questões relacionadas à EAN e sobre a prática docente com este tema no ensino. No processo de análise dos dados foi utilizada a estratégia de núcleos temáticos, à luz da Psicologia Sócio-Histórica. Os resultados demonstraram, por meio dos núcleos temáticos, que a abordagem predominante da EAN, em grande parte, se restringia à dimensão biológica da alimentação, muitas vezes trabalhada de forma pontual e limitada à disciplina de ciências. Contudo, apesar da abordagem mais ampla do tema ainda representar um desafio, percebeu-se que existe um potencial de ressignificação da práxi da EAN pelos docentes no ambiente escolar. Este estudo reforça a necessidade de superar limitações existentes, especialmente no que se refere à formação de docentes da educação básica em educação alimentar e nutricional, a fim de aumentar a efetividade das ações para a inclusão ampliada da EAN no ensino.
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