Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios

Autori

  • Pedro E. Gontijo

Parole chiave:

Filosofia, Brasil, Conjuntura, Desafios

Abstract

O presente artigo procura contextualizar o ensino de filosofia no Brasil atual e apresentar alguns desafios para manter e ampliar sua presença na educação básica. Apresenta como desafios superar os ataques que a filosofia recebeu nos últimos anos, a necessidade de valorizar a produção filosófica feminina, tradições não ocidentais, a revolução tecnológica, os livos didáticos, a formação para a incidência política, os Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e o aumento da produção de pesquisas sobre ensino de filosofia e o apoio às olimpíadas de filosofia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Megue Magalhães e GONTIJO, Pedro Ergnaldo. Uma interrogação acerca da relação entre a filosofia e as mulheres na Universidade. Problemata: R. Intern. Fil. V. 11. n. 3 (2020), p. 258-281 ISSN 2236-8612 doi:http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53958

ARAÚJO, Carolina. Mulheres na Pós-Graduação em Filosofia no Brasil - 2015. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2016. Disponível em: http://anpof.org/portal/images/Documentos/ARAUJOCarolina_Artigo_2016.pdf Acesso em: 20 fevereiro 2017.

CAMPOS, Pedro de Abreu Monteiro. A ética na cibernética: a importância da Filosofia para a tecnologia e o Direito. Portal JOTA. 2019. https://www.jota.info/carreira/filosofia-tecnologia-direito-24052019

DELEUZE, Gilles. Conversações, Tradução: Peter Pál Pelbart. 1ª Edição, 3ª Reimpressão, Editora 34, Rio de Janeiro, 2000

GAIVOTA, D. e SAYÃO, L. Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, uma viagem! In Coluna ANPOF. Publicado em 28/10/2021. https://anpof.org/comunicacoes/coluna-anpof/olimpiada-de-filosofia-do-rio-de-janeiro-uma-viagea. Acessado em 01/11/2021.

GAZETA DO POVO. As grandes empresas de tecnologia agora querem artistas e profissionais de humanas. 2016. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/inteligencia-artificial/as-grandes-empresas-de-tecnologia-agora-querem-artistas-e-profissionais-de-humanas- 9unsbff0m752htiam1p4o2djr/ . Acessado em 10 de outubro de 2020.

GONTIJO, Pedro Egnaldo; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cad. Cedes, v. 24, n. 64, p. 285-303, UNICAMP: Campinas.SP. 2004.

GONTIJO, Pedro. O ensino de Filosofia no Brasil: algumas notas sobre avanços e desafios. Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 3-17, 2017.

GONTIJO, Pedro et al. A avaliação de obras do componente curricular filosofia no PNLD 2018. Veritas (Porto Alegre), v. 64, n. 1, p. 30298, 2019.

KOHAN, Walter Omar; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; Fávero, Altair Alberto; Ceppas, Filipe; Gallo, Silvio. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. In: CADERNOS CEDES 64: A filosofia e seu ensino. Campinas, vol. 24, n. 64, set/dez 2004b, p. 257-280.

MAZAI, Norberto e RIBAS, Maria Alice Coelho. Trajetória do Ensino de Filosofia. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, V.2, n.1, p.1-13, 2001.

PINHO, R.I.B.V. O Ensino da Filosofia no Brasil: Considerações Históricas e Político-Legislativas. Educação e Filosofia Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 757-771, jul./dez. 2014.

PUGLIESE, N. Filosofia, substantivo feminino. In coluna ANPOF. Publicado em 09/03/2020. http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/2500-filosofia-substantivo-feminino. Acessado em 01/11/2021

RUGGERI, Amanda. Faculdades de humanas dão menos retorno que outras? BBC 2019. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-48071414; acessado em janeiro de 2000.

SARDA, Daniela Nienkötter. A História do Ensino da Filosofia no Sistema Escolar Francês e Brasileiro. História da Educação, Santa Maria, v. 22, n. 56, p. 187-206, dez. 2018. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75689. acesso em 15 set. 2019.

UNESCO. The Teaching of philosophy: an international enquiry of UNESCO. 1953.

UNESCO. Philosophy: a School of Freedom. UNIESCO:2007.

VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e ensinar a filosofar: registros do GT da Anpof 2006-2018 – 1 ed – Rio de Janeiro: NEFI, 2020 – (coleçõeS; 4).

VITA, L.W. Panorama da Filosofia no Brasil. Editora Globo: Porto Alegre- RS. 1969. Págs. 4.

Pubblicato

2021-12-15

Come citare

GONTIJO, P. E. . Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 234–251, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7187. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos