A Universidade não é o Castelo

Democracia e gestão pública universitária

Auteurs

  • Lucas Barreto Dias
  • Kilvia Ferreira Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Democracia, Gestão pública universitária, Cidadania ativa

Résumé

A democracia como forma de vida é hoje uma pauta não apenas para os regimes políticos, mas formou parte de nosso referencial teórico-prático, de modo que em diversos espaços seus princípios são exaltados, entre eles, na universidade pública. Com base nisto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar por que e como a gestão pública universitária deve se pautar em princípios democráticos. Defendo que a universidade pública é espaço privilegiado para a promoção da democracia e que sua gestão deve proporcionar uma cidadania ativa a partir de princípios republicanos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kilvia Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Administração - FEAAC, Graduada em Direito pela UFC, mestre em Direito Público (Ordem Jurídica Constitucional) pela UFC. Doutora em Educação Brasileira pela UFC.

Références

ARENDT, Hannah. A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia. São Paulo: Todavia, 2019.

BIGNOTTO, Newton. O Brasil à procura da democracia: da Proclamação da República ao século XXI (1889-2018). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

BRAGA, DG. Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15/05/2022.

CAMPELO, Graham Stephan Bentzen. “Administração pública no brasil: ciclos entre patrimonialismo, burocracia e gerencialismo, uma simbiose de modelos”. Ciência & Trópico, Recife, v.34, n. 2, p.297-324, 2010.

CÍCERO. Da República. 2ª ed. São Paulo: EDIPRO, 2011.

CHAUI, Marilena. “Democracia: criação de conceitos”. Síntese, Belo Horizonte, v. 45, n. 143, p. 209-422, Set./Dez., 2018.

CURY, Carlos Roberto Jamil. “Gestão democrática da educação: exigências e desafios”. RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 18, n. 2, jul./dez., 2002.

DARNTON, Robert; DUHAMEL, Olivier (ORG.). Democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

DENHARDT, Robert B.; CATLAW, Thomas J. Teorias da administração pública. 2ª edição brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

GERTH, H. H.; MILLS, C. W. “Introdução: o Homem e sua Obra”. In: WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016. p. 03–51.

HERÓDOTO. História. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Edição bilíngue. Trad. de José Antônio Martins. São Paulo: Hedra, 2011.

MENDONÇA, Erasto Fortes. “Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil”. Educação & Sociedade, ano XXII, no 75, Agosto/2001.

PAULA, A. P. P. de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 36–49, 2005. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37088.

PANIZZI, Wrana Maria. “A autonomia e a democracia na Universidade e seus dilemas”. In: Revista Práticas de Administração Pública. Vol. 2, nº 2. Mai./Ago. 2018, p. 70-80.

PATACHO, Pedro Manuel. “Práticas Educativas Democráticas”. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 114, p. 39-52, jan.-mar. 2011, p. 39-52.

RIBEIRO, Renato Janine. A democracia. 3ª ed. São Paulo: Publifolha, 2013.

SALLES, João Carlos. Universidade pública e democracia. São Paulo: Boitempo, 2020.

SOUZA, Ângelo Ricardo. “As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira”. Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.27, n.103, p. 271-290, abr./jun. 2019.

SOUZA, Ângelo Ricardo. “Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, p.123-140, dez., 2009.

SOUZA, Ângelo Ricardo; PIRES, Pierre André Garcia. “As leis de gestão democrática da Educação nos estados brasileiros”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 65-87, mar./abr. 2018.

SCHWARTZ, Lilian. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia da Letras, 2019.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016.

Téléchargements

Publiée

2023-02-15

Comment citer

BARRETO DIAS, L. .; FERREIRA, K. A Universidade não é o Castelo: Democracia e gestão pública universitária. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 1, p. eK23012, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/9601. Acesso em: 21 nov. 2024.