A Universidade não é o Castelo

Democracia e gestão pública universitária

Autores/as

  • Lucas Barreto Dias
  • Kilvia Ferreira Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Democracia, Gestão pública universitária, Cidadania ativa

Resumen

A democracia como forma de vida é hoje uma pauta não apenas para os regimes políticos, mas formou parte de nosso referencial teórico-prático, de modo que em diversos espaços seus princípios são exaltados, entre eles, na universidade pública. Com base nisto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar por que e como a gestão pública universitária deve se pautar em princípios democráticos. Defendo que a universidade pública é espaço privilegiado para a promoção da democracia e que sua gestão deve proporcionar uma cidadania ativa a partir de princípios republicanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kilvia Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Administração - FEAAC, Graduada em Direito pela UFC, mestre em Direito Público (Ordem Jurídica Constitucional) pela UFC. Doutora em Educação Brasileira pela UFC.

Citas

ARENDT, Hannah. A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia. São Paulo: Todavia, 2019.

BIGNOTTO, Newton. O Brasil à procura da democracia: da Proclamação da República ao século XXI (1889-2018). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

BRAGA, DG. Conflitos, eficiência e democracia na gestão pública [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15/05/2022.

CAMPELO, Graham Stephan Bentzen. “Administração pública no brasil: ciclos entre patrimonialismo, burocracia e gerencialismo, uma simbiose de modelos”. Ciência & Trópico, Recife, v.34, n. 2, p.297-324, 2010.

CÍCERO. Da República. 2ª ed. São Paulo: EDIPRO, 2011.

CHAUI, Marilena. “Democracia: criação de conceitos”. Síntese, Belo Horizonte, v. 45, n. 143, p. 209-422, Set./Dez., 2018.

CURY, Carlos Roberto Jamil. “Gestão democrática da educação: exigências e desafios”. RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 18, n. 2, jul./dez., 2002.

DARNTON, Robert; DUHAMEL, Olivier (ORG.). Democracia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

DENHARDT, Robert B.; CATLAW, Thomas J. Teorias da administração pública. 2ª edição brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

GERTH, H. H.; MILLS, C. W. “Introdução: o Homem e sua Obra”. In: WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016. p. 03–51.

HERÓDOTO. História. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Edição bilíngue. Trad. de José Antônio Martins. São Paulo: Hedra, 2011.

MENDONÇA, Erasto Fortes. “Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil”. Educação & Sociedade, ano XXII, no 75, Agosto/2001.

PAULA, A. P. P. de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 36–49, 2005. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37088.

PANIZZI, Wrana Maria. “A autonomia e a democracia na Universidade e seus dilemas”. In: Revista Práticas de Administração Pública. Vol. 2, nº 2. Mai./Ago. 2018, p. 70-80.

PATACHO, Pedro Manuel. “Práticas Educativas Democráticas”. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 114, p. 39-52, jan.-mar. 2011, p. 39-52.

RIBEIRO, Renato Janine. A democracia. 3ª ed. São Paulo: Publifolha, 2013.

SALLES, João Carlos. Universidade pública e democracia. São Paulo: Boitempo, 2020.

SOUZA, Ângelo Ricardo. “As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira”. Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.27, n.103, p. 271-290, abr./jun. 2019.

SOUZA, Ângelo Ricardo. “Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, p.123-140, dez., 2009.

SOUZA, Ângelo Ricardo; PIRES, Pierre André Garcia. “As leis de gestão democrática da Educação nos estados brasileiros”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 65-87, mar./abr. 2018.

SCHWARTZ, Lilian. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia da Letras, 2019.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016.

Publicado

2023-02-15

Cómo citar

BARRETO DIAS, L. .; FERREIRA, K. A Universidade não é o Castelo: Democracia e gestão pública universitária. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 1, p. eK23012, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/9601. Acesso em: 23 nov. 2024.