A incontinência e a intemperança tomista e aristotélica face à tecnologia política do corpo foucaultiana: o caráter não absoluto da moral

Autores/as

  • Thiago Guagliardo Klohn Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v23i1.16711

Palabras clave:

Docilização de Corpos, Moralidade, Incontinência, Poder Político, Sexualidade

Resumen

Aborda-se o problema da incontinência e da intemperança a partir dos pensamentos tomistas e aristotélicos, questionando-se suas motivações e validade, tanto na Idade Média como na atualidade, e traçando-se um paralelo com a tecnologia política de corpo foucaultiana enquanto aparatos de controle sociopolítico. Ademais, questiona-se o caráter absoluto da moral, a fim de convidar o leitor a se indagar a respeito da dificuldade presente para se aceitar, pensar e construir uma sociedade com parâmetros morais atualizados e mais éticos, no sentido de se respeitar e valorizar a multiplicidade de tipos e gostos constitutiva da natureza humana em qualquer aspecto social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AQUINO, T. Do governo dos príncipes ao rei de Cipro e Do governo dos judeus à duquesa de Brabante. São Paulo : Anchieta, 1946.

AQUINO, T. Suma teológica: os hábitos e as virtudes, os dons do espírito santo, os vícios e os pecados, a lei antiga e a lei nova, a graça. Vol. 4. São Paulo – SP: Edições Loyola, 2003a.

AQUINO, T. Suma teológica: as bem-aventuranças, os atos humanos, as paixões das almas. Vol. 7. São Paulo – SP: Edições Loyola, 2003b.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco – Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014a.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014b.

KUIAVA, E. A.; STEFANI, J. Identidade e diferença: filosofia e suas interfaces. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

ULLMANN, R. A. Amor e sexo no Grécia antiga. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

Publicado

2026-01-03

Cómo citar

KLOHN, T. G. A incontinência e a intemperança tomista e aristotélica face à tecnologia política do corpo foucaultiana: o caráter não absoluto da moral. Kalágatos , [S. l.], v. 23, n. 1, p. eK26008, 2026. DOI: 10.52521/kg.v23i1.16711. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/16711. Acesso em: 9 ene. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a