Aspectos éticos e políticos da educação ao longo da história da filosofia
Keywords:
Filosofia, Educação, Filosofia da educação, História da filosofia, PedagogiaAbstract
A educação é fundamental: com ela edificamos os fundamentos sobre os quais se desenvolverão os seres humanos e as sociedades; por meio dela tentamos fomentar aquilo que parece bom à comunidade e suprimir o que lhe parece mau. Esses usos demonstram que a educação age sobre o corpo e a alma do educando, modelando-os e neles imprimindo ou suprimindo determinadas características físicas e anímicas. Reside nesse poder antropoplástico a incomensurável relevância do saber que temos sobre a educação. Propomo-nos refletir sobre alguns aspectos éticos e políticos que encontramos nas investigações filosóficas sobre a educação ao longo da história da filosofia.
Downloads
References
AGOSTINHO. De Magistro. Campinas: Kírion, 2017.
AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Parte I. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013a.
AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Parte II. Petrópolis: Vozes, 2013b.
AGOSTINHO. Diálogo sobre a felicidade. Lisboa: Edições 70, 2010.
AQUINO, Tomás de. Quaestiones Disputatae de Veritate: Quaestio XI (De Magistro). Campinas: Kírion, 2017.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Bauru: EDIPRO, 2009a.
ARISTÓTELES. A Política. Bauru: EDIPRO, 2009b.
BASTOS, Luciene Maria. Platão e a formação humana n’A República. Revista Reflexão e Ação: Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 295-303, jan./jun. 2013.
BÍBLIA. Edição ecumênica Barsa. [?]: Barsa, 1977.
BLOCH, Marc. Apologia da história: Ou O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
COMÊNIO, João Amós. Didáctica magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
CORREIA, Wilson. Platão e a educação da alma. ETD – Educação Temática Digital: Campinas, v. 9, n.1, p. 99-114, dez. 2007.
DESCARTES, René. Discurso do método. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1980.
GONZÁLEZ, Diana María Ivizate. La pedagogía de Bertrand Russell. Revista Letral, n. 9, 2012, p. 134-145.
HEINEMANN, Fritz. A filosofia no século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
JAEGER, Werner. Paideia: A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
JALLES, Aglaia Ruffino; CUNHA, Marcus Vinicius da. A sofística no discurso educacional de Agostinho de Hipona. Cadernos CIMEAC: Uberaba, v. 8, n. 2, 2018.
JAMES, George G. M. Stolen legacy: The egyptian origins of western philosophy. [?]: Allegro Editions, 2017.
LIMA, Rafael Lucas de. Da história da filosofia à filosofia da história. Kalagatos. Revista de Filosofia: Fortaleza, v. 17, n. 2, 2020, p. 7-39.
LIMA, Rafael Lucas de. Dimensões da educação no Emílio de Rousseau. Rousseau, Kant & Diálogos. São Luís: EDUFMA, 2019.
LIMA, Rafael Lucas de. Do ethos hedonista como projeção de um ideal cultural. Revista Escripturas, v. 2, n. 3, 2018, p. 6-25.
LIMA, Rafael Lucas de. John Stuart Mill e o cultivo da individualidade. Natal: EDUFRN, 2017.
MAGALHÃES, Ana Paula Tavares. Agostinho de Hipona (354-430) entre a antiguidade clássica e o império romano: instrução, educação e ação. Acta Scientiarum. Educação: Maringá, v. 41.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
MEDEIROS, Marcia Maria. A instrução pelo riso em Santo Agostinho. Acta Scientiarum. Educação: Maringá, v. 32, n. 2, 2010, p. 185-191.
NIETZSCHE, Friedrich. The Gay Science. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
PAIVA, Wilson Alves de. Emílio: texto e contexto. Revista Portuguesa de Pedagogia: ano 45-2, 2011, p. 5-26.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
PLATÃO. Œuvres complètes. Paris: Éditions Flammarion, 2011.
PLUTARCO. Da educação das crianças. São Paulo: EDIPRO, 2015.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: Filosofia pagã antiga, v. 1. São Paulo: Paulus, 2003a.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Patrística e Escolástica, v. 2. São Paulo: Paulus, 2003b.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Do humanismo a Descartes, v. 3. São Paulo: Paulus, 2004a.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. De Spinoza a Kant, v. 4. São Paulo: Paulus, 2004b.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. Do Romantismo ao empiriocriticismo, v. 5. São Paulo: Paulus, 2005a.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. De Nietzsche à Escola de Frankfurt, v. 6. São Paulo: Paulus, 2005b.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. De Freud à atualidade, v. 7. São Paulo: Paulus, 2006.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Sobre a educação. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Bauru: EDIPRO, 2008.
RUSSELL, Bertrand. Sobre a educação. São Paulo: Editora UNESP, 2014.
RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental. Livro 1: A filosofia antiga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015a.
RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental. Livro 2: A filosofia católica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015b.
RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental. Livro 3: A filosofia moderna. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015c.
SALES, Antônio Patativa. Preparação para a vida, preparação para a morte: Pedagogia e Catequese no De Catechizandis Rudibus de Santo Agostinho. Problemata: Revista Internacional de Filosofia: v. 9, n.2, 2018, p. 161-187.
STÖRIG, Hans Joachim. História geral da filosofia. Petrópolis: Vozes, 2009.
VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação e Formação: Fortaleza, v. 3, n. 8, 2018, p. 210-223.
WOODHOUSE, Howard. Russell and Chomsky as advocates of humanistic education. Philosophical Inquiry in Education: v. 27, n. 2, 2020, p. 135-152.
XAVIER, Dennys Garcia; Walter, Karla Cristina. O processo educativo humano à luz de Platão. Revista Portuguesa de Pedagogia: ano 47-2, 2013, p. 7-20.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rafael Lucas de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.