Parresía entre Crianças em seus Cotidianos Escolares: Uma Possibilidade para que as pequenas se constituam como sujeitos rechassantes de efetivar violências entre si nessas instituições. Hipóteses à luz de estudos de Foucault

Authors

  • Eduardo Alexandre Santos de Oliveira unicentro
  • Poliana Fabíula Cardozo

Keywords:

violência entre crianças, Parrhésia, Escola, Michel Foucault, Sandra Mara Corazza

Abstract

Partindo da análise foucaultiana acerca da parresía (em seu aspecto geral e sobretudo nos âmbitos socrático, epicurista, estoico e cínico), esse artigo levanta hipóteses de como tal prática ao ser executada por crianças dentro das escolas, pode fazer com que essas se constituam como sujeitos plurais e tolerantes a ponto de ali, deixarem de praticar violências entre si. Tais conjecturas se dão em meio a possíveis relações cotidianas que essas pequenas possuem mutuamente nesses aparatos – dado que os investimentos escolares (do dispositivo de infantilidade) as fazem visualizar a vida de um modo que, também, permite a efetivação da violência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Alexandre Santos de Oliveira, unicentro

Doutorando em Educação pela UNICENTRO – Bolsista Capes. Professor de Filosofia do Direito na Faculdade São Vicente de Irati. E-mail: 84eduoliveira@gmail.com

Poliana Fabíula Cardozo

Doutorado em Geografia. Professora do Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação da UNICENTRO.

E-mail: polianacardozo@yahoo.com.br

References

ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion de Epicteto. Edição Bilíngue. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012.

BÍBLIA SAGRADA. 78.ed. São Paulo: Ave Maria, 2009.

CÍCERO. A amizade. São Paulo: Escala, s/d.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CORAZZA, Sandra Mara. História da infantilidade: a-vida-a-morte e mais-valia de uma infância sem fim. 1998. 619f. Tese (Doutorado em Educação)– Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. Disponível em: < http://www.ufes.br/ppgpsi/files/textos/Deleuze%20-%20O%20que%20%C3%A9%20um%20dispositivo.pdf >. Acesso em: 8 maio 2011.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e terra, 2019.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: Curso no Collège de france (1983-1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LEONHARDT, Ruth Rieth. Noções de História do pensamento filosófico: da Antiguidade a Idade Média. Guarapuava: UNICENTRO, 2006.

MONDIN, Battista. Curso de Filosofia. vol 1. São Paulo: Paulus, 1981.

PLATÃO. Laques. Eutífron. 3. ed. Belém: Edufpa, 2015.

PLATÃO. A República. São Paulo: Martin Claret, 2006.

PLATÃO. O banquete. Fedon. O Sofista. O político. São Paulo/Porto Alegre: Difusão Europeia do Livro; Globo, 1972.

SHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Edusp, 2004.

Published

2024-06-23

How to Cite

OLIVEIRA, E. A. S. de; CARDOZO, P. F. Parresía entre Crianças em seus Cotidianos Escolares: Uma Possibilidade para que as pequenas se constituam como sujeitos rechassantes de efetivar violências entre si nessas instituições. Hipóteses à luz de estudos de Foucault. Kalagatos, [S. l.], v. 21, n. 2, p. eK24042, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/12466. Acesso em: 30 jun. 2024.