Meu quarto virou uma sala de aula!
Gambiarras e Dodiscência na Pandemia de COVID-19
Keywords:
Aulas online, Escola, Ensino remoto emergencial, Trabalho docente, Precarização do trabalhoAbstract
Objetivamos descrever as experiências da dodiscência durante o Ensino remoto emergencial (2020-2021), sendo ele a estratégia de funcionamento adotada pelas escolas devido ao isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Metodologicamente, recorremos à descrição fenomenológica, que busca romper a atitude natural perante os fenômenos, voltando-nos rigorosamente para a experiência fáctica. Primeiro apresentamos as descrições da docência e depois as experiências discentes, para então, trazermos o cruzamento delas por meio da dodiscência. Concluímos que as precariedades da pandemia solaparam docentes e discentes, sendo a dodiscência uma possibilidade de abordar a complexidade desses impactos, que ainda precisam ser documentados e melhor explorados.
Downloads
References
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Editora Cortez, 2000. 167 p.
BICUDO, M. A. V. Aspectos da pesquisa qualitativa efetuada em uma abordagem fenomenológica. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo uma visão fenomenológica. 1ªed.São Paulo: Editora Cortez, 2011, v. , p. 29-40.
BATISTA, G. S.; TAJRA, Fabio Solon . Isolamento solidário em tempos de pandemia: diálogos entre a saúde e a hermenêutica filosófica. Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer, v. 11, p. e15, 2020.
BATISTA, G. S. . Entre o distanciamento físico e o lockdown: a solidariedade como práxis em tempos de pandemia. O que nos faz pensar (PUCRJ), v. 29, p. 152-162, 2020.
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei 13.005/14. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Congresso Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014.
BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020a. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União: Seção: 1 - Extra | p. 1, 04 fev. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/ O impacto da COVID-19 nas ações das secretarias de Educação na região Sudeste do Brasil 57 dou/-/portaria-n-188-de- 3- de-fevereiro-de-2020- 241408388#:~:text=Declara%20Emerg%C3%AAncia%20em%20Sa%C3%BAde%20P %- C3%BAblica,Coronav%C3%ADrus%20(2019%2DnCoV).&text=Considerando%20que %20a%20situa%C3%A7%C3%A3o%20demanda, Art. Acesso em: 20 out. 2020a.
BRASIL. Atos do Poder Legislativo Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União: Seção: 1 - Extra | p. 1, 07 fev. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020242078735. Acesso em: 20 out. 2020b.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020c. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n- 343-de-17-de-marco-de-2020 248564376. Acesso em: 20 out. 2020c.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos-- sumulaspareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201- parecercp-2020. Acesso em: 1 jun. 2020d.
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. 1200p.
LUIGI, R. ; MOTA, E. A.; FRIGÉRIO, R. C. Geografia e o Ensino Remoto em Meio à Pandemia: desafios, resoluções e adversidades. In: Tiago Eurico de Lacerda, Anderson Luiz Tedesco. (Org.). Educação em tempos de COVID-19: desafios e possibilidades. 1ed.Curitiba (PR): Bagai, 2020, v. 1, p. 187-202.
OLIVEIRA, I. B. de. O currículo como criação cotidiana. DP et Alii, 2012.
PEIXOTO, A. J. Caminho Fenomenológico. In: PEIXOTO, Adão J. (Org.). Interações entre Fenomenologia e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2014, p. 9-16.
RELPH, Edward. Spirit of Place and Sense of Place in Virtual Realities. In: Techné: Research in Philosophy and Technology. Virginia Tech, Vol. 11, no. 1, 2007. Disponível em: < http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/SPT/v10n3/relph.html > Acessado em 20 de abril de 2023.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 1997.
DE SOUSA SANTOS, B. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Felipe Costa Aguiar, Antonio Bernardes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.