Descolonizar o inconsciente coletivo escolar:

Uma ação filosófica para o Século XXI

Autor/innen

  • Junot Cornélio Matos
  • Adailton Pereira de Melo

Schlagworte:

Cultural, Desconstrução, Inconsciente, Racismo, Preconceito

Abstract

A sociedade vem passando por transformações nas áreas de tecnologia e de informação, nos meios de comunicação que incluem redes sociais, que diminuem distâncias e torna os processos inter-relacionais simultâneos. Contudo, a construção no inconsciente cultural dos ditames da elite dominante, que tem seu ápice no processo de escravidão e da difusão de classes  superiores composta pelos branco-cristão-europeu em detrimento das sociedades não europeias, foi internalizada de modo tal que somente um trabalho de descolonização do inconsciente por práticas filosóficas e pedagógicas desconstrutivas pode reverter o quadro de xenofobia, preconceito, racismo e intolerância experimentado nos dias de hoje. O artigo tem esse objetivo: discutir os liames que constroem e construíram a colonização das mentes e acender uma fogueira de esperança em meio a tantas resistências.

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Veröffentlicht

2021-12-15

Zitationsvorschlag

MATOS, J. C. .; MELO, A. P. de . Descolonizar o inconsciente coletivo escolar:: Uma ação filosófica para o Século XXI . Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 76–90, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7253. Acesso em: 25 nov. 2024.