A “Deficiência” como problema filosófico

Autor/innen

  • Fábio Abreu dos Passos UFPI
  • Elivanda de Oliveira Silva IFPI

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13897

Schlagworte:

História da Filosofia, problema filosófico, deficiência, maquinarias de controle, capacitismo

Abstract

O que comumente se denomina de “História da Filosofia” caracteriza-se como um conjunto de reflexões de cunho filosófico, levadas a cabo em períodos e territorialidades distintas. Em cada um desses períodos e territorialidades há uma profusão das construções de conceitos e categorias que têm como premissa fundamental tencionar um tema/problema específico, que funciona como ponto inicial de todo ato de filosofar, um espanto admirativo – thaumadizem (θαυμαδιζέμ) – diante de tudo o que é como é. A “deficiência”... a pessoa com deficiência e sua existencialidade pode ser compreendida enquanto um tema/problema filosófico no interior da “História da Filosofia”? A “deficiência” é capaz de despertar um espanto admirativo iniciador um ato de filosofar? São escassas as páginas de escritos filosóficos que tratam da “deficiência” e, quando tencionada, é com o intuito de explicitar que a “deficiência” se constitui em uma desarticulação dos padrões da natureza e da cultura. Minha proposta no presente artigo é pensar o lócus da deficiência enquanto tema/problema filosófico, tendo como fio condutor algumas reflexões de Platão, Aristóteles e Lucrécio. Posteriormente, tencionarei as maquinarias de controle enquanto constituidoras restritivas dos corpos das pessoas com deficiência, as quais determinam o que um o corpo de uma pessoa com deficiência pode ou não fazer, onde esse corpo pode ou não estar. Assim, essas maquinarias edificam uma compreensão preconcebida, capacitista, sobre o que é “deficiência”.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Fábio Abreu dos Passos, UFPI

Professor at the Federal University of Piauí PhD in Philosophy from UFMG CNPq Productivity Scholarship

E-mail: fabiopassos@ufpi.edu.br

Elivanda de Oliveira Silva, IFPI

Professora do Instituto Federal do Piauí. Doutora em Filosofia pela UFMG. E-mail: elivandaos@gmail.com

Literaturhinweise

ARISTÓTELES. Política. Tradução e Notas Antônio Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. São Paulo: Vega, 1998.

BESSA, Carla. Urubus. Rio de Janeiro: Confraria dos Ventos, 2020.

BUTLER, Judith. Corpos que importam. Os limites discursivos do “sexo”. Tradução Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N-1 edições, 2020.

DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução Eduardo Bandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que la critique? Critique et Aufklärung. Bulletin de la Société française de philosophie, Vol. 82, nº2, pp. 35 - 63, avr/juin 1990 (Conferência proferida em 27 de maio de 1978). Tradução Gabriela Lafetá Borges e revisão de Wanderson Flor do Nascimento.

GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo eccapacitismo. Fortaleza: Editora Terra sem Amos, 2021.

LUCRÉCIO. Da Natureza das Coisas. Lisboa: Relógio D’Água, 2015.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2017.

PLATÃO. Fédon. Tradução Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972.

PLATÃO. O Banquete. 4ª Edição. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA, 2018.

PLATÃO. República. 15ª Edição. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste, 2017.

TAYLOR, Astra. Examined life; philosophy in the streets. Documentário, 87 min. Canadá, 2008. Judith Butler & Sunaura Taylor. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=k0HZaPkF6qE

TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em cena. João Pessoa: Idea Editora, 2011.

Veröffentlicht

2024-09-08

Zitationsvorschlag

PASSOS, F. A. dos; SILVA, E. de O. A “Deficiência” como problema filosófico. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24058, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.13897. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13897. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Filosofia DEF